domingo, 30 de janeiro de 2011

Presente de casamento e chá-de-panela para noiva de mudança

Amigas, esse trem de presente de casamento e chá-de-panela (bridal shower) está me deixando loca, loca, loca - alusão a música da Shakira -  Por motivos óbvios, euzinha aqui não posso/consigo levar comigo todos os presentinhos que estão por vir e como já estamos de casamento marcado (17 de Julho), eu tenho que colocar a cuca pra funcionar, afinal, o que fazer com os presentes de casamento e chá-de-panela?


Vamos a opção número 1: Criar uma lista online em um site do país que estou indo morar...

Esta é uma saída ‘elegantemente-viável’, porém, os presentes terão preços em moeda estrangeira (e dependendo do país, a diferença do câmbio pode ser grande). Haverá tamém aqueles que não saberão comprar pelo site (o que é o meu caso pois eu não sei dizer na família quem é ou não poliglota como eu - momento eu me achando - muitos podem não entender a língua do site ou simplesmente serão contra o e-commerce.

Minha mãe por exemplo desconfia de tudo contuá website que pede o número de cartão de crédito dela, no Brasil, acho que ainda há uma bloqueio na utilização desse tipo de serviço, muitos preferem efrentar longas filas de banco, falar pessoalmente com alguém para ter certeza na prestação da um serviço.

Para que não tem esse problema com Listas Online, há websites nos EUA como:

-Williams-Sonoma
-Pottery Barn
-Crate and Barrel
-Bed, Bath & Beyond
-Macy’s

Mais Cuidado! Talves ao colocar a lista em um destes websites você tem que estar ciente que seus convidados TERÃO que ter cartão de crédito internacional e um billing address nos EUA!


Então mediante os fatos acima, há quem opte - é assim que escreve? Aff.. - por presentes em cash, dindin, money.

Assim, formularei agora a opção número 2: Dinheiro...

Há quem ache deselegante sugerir dinheiro como presente de casamento e/ou chá-de-panela, porém já é de conhecimento de todos ou quase todos os seus familiares e convidados que você não vai morar no Brasil beinhê, então como eles esperam que você carregue tudo? O bom do dindin é que cada um irá contribuir com o que pode, o ruim é que a situação pode ficar deselegante. Enfim e como farei uma recepçãozinha de despedida/cha-de-panela/ presente de casamento (três em um!) aqui no Brasil, onde se encontra toda minha família a solução que encontrei (com a ajuda da minha mamãzinha querida do coração) foi: explicar e cada convidado a sua situação e fazer com que este convidado escolha a melhor opção. Vou explicar melhor....

Para quem está no Brasil , terá 2 opções:

Para agradar a gregos e troianos, a solução encontrada para quem não confia em sites de compra (como mamãe) foi entregar o convite pessoalmente para cada convidado, explicando a minha situação. Neste convite, virá anexado um envelope branco onde a pessoa que optar por levar o dinheiro colocará a quantia que desejar (em sua casa!) e levará o envelope lacrado no dia da recepção. Esse envelope poderá ser ou não anônimo de acordo com o desejo de cada convidado. Se você quiser colocar seu nome, coloca, se não, não coloca. Na recepção haverá uma urna em um lugar discreto onde aqueles que optarem pela quantia em dinheiro irá depositar esse envelope.

E... para quem deseja fazer a compra pela internet, euzinha aqui criarei uma lista de presente de  casamento online no site: http://www.lojadosnoivos.com.br O site é um achado e funciona assim:  funcionam como um site de lista de casamento “normal”, porem todos os presentes na verdade são “virtuais”, então o valor equivalente do presente é depositado na sua conta. Assim as pessoas não dão o presente em si, mas a “intencão”! Esse site é super bacana, e o melhor É CONFIÁVEL.

Pontos a favor > Não terei que me preocupar em como levar os presentes. O site aceita cartão de crédito, débito, boleto bancário, parcela de 3X no cartão de crédito e aceita transferência bancária.
Pontos contra > Eles cobram 7% do valor de cada presente comprado (como se fosse uma comissão)

Para quem estará nos EUA (parentes do Ryan) terá apenas uma opção:

Farei uma lista Online em um dos websites acima! Assim todos ficam felizes eu eu tiro m peso das minhas costas! mais um problema resolvido... Obaaa!!!!



Ufa, espero que entendam e ajude quem ainda está na dúvida de como fazer! 
.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Enlouquecendo a distância.. sim, é possível beinhê..



Meninas, de verdade, antes de organizar o meu próprio casamento, achava que era um exagero preparar tudo com meses de antecedência, afinal, qual era a diferença entre guardanapos da cor creme ou marfim, até que....

que comecei a organizar meu próprio casamento. São milhares de pequenas coisinhas a serem decididas – momento de aflição – Eu não sabia que casar dava tanto trabalho! Eu já estou tendo um surucutico aqui. E olha que o meu casamento será bem simples (na praia). Para vocês hoje noivas, que acham que toda esta previa organização é uma falta de panelas para ariar na cozinha, vou aqui descrever apenas alguns dos detalhes que estão fazendo cabelos brancos darem o ar da graça para mim no espelho.

Para você que acha que apenas a data, o local, os convites, a recepção e a lua-de-mel são os itens a serem considerados ao planejar um casamento, saiba que você ainda tem que:

-Verificar local da cerimônia civil e religiosa;
-Músicos para o casamento (queremos uma violinista..)
-Decoração do lugar;
-Florista (cor/estilo)
-Foto e filmagem
-Confirmar se o local – escolhido – para o casamento esta disponível para a data;
-Verificar as condições climáticas para a data – vocês acredita que uma cerimonialistas disse não ser indicado usar maquiagem na minha cerimônia pois em julho (que é quando vou casar) vai estar fazendo um sol de rachar? (até parece né baby? Se eu casar sem maquiagem, creio eu que nem haverá casamento pois o noivo irá fugir correndo..)
-Local para a recepção;
-Bolos e doces, Bebidas;
-Tipos de mesa/cadeira
-Bem casados;
-Música/iluminação/garçom (recepeção);
-Limpeza (praia e da festa como banheiros e mesas);
-Lista de convidados;
-Escolha do Buffet e serviço do buffet (americano, a francesa?);
-Escolha do padrinho, madrinha, bridesmaids;
-Convites de casamento – com confirmação de presença –
-Daminha e pajem;
-Vestidos e sapatos (noiva, noivo, madrinhas, bridesmaids, daminha, pajem)
-Buque;
-Maquiagem/Cabelo
-Roupas íntimas
-Enxoval – eis a questão1 –
-Chá de panela – eis a questão2 –
-Lista de presentes – eis a questão3 –
-Transporte para o casamento/recepção;
-Cd/DVD de toda casamento e da festança...

E lá vai mais um monte de coisas que eu devo estar esquecendo agora.. E amiga, se você acha que planejar isso na sua cidade já é complicado, imagina em outro país, em outra cidade e em outro idioma!!! Aí F**** Eu não queria te assustar, então acalme-se, se prepare e não fique tão neurótica como eu – que sou compulsivamente perfeccionista – Isso só irá acrescentar alguns fios brancos .. Você sempre achou lindo aquele leve grisalho certo?

Não se preocupe, vai ficar lindoo em você também beinhê!
Ps:. Isso só para o casamento, sem contar a lua-de-merrr...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vamos ao primeiro passo para a obtenção do visto k1 - noiva(o): Junte tudo!!!!

Assim que Ryan ( livre e já divorciado ) e eu (solteira  e encalhada) estavamos dentro do pré-requisitos para a concessão do visto de noiva (k1) resolvemos que este seria o melhor jeito de entrar nos USA legalmente para enfim ficarmos juntos e felizes para sempre - ele tem uma filha no USA do seu casamento anterior, paga pensão mensalmente e não fala português -, o primeiro passo foi juntar toda a papelada que comprovaria nosso relacionamento. Logo fomos juntando  tudocontuá formulários, recibos e papéis que provariam em geral que nos nos conhececíamos pessoalmente em passados 2 anos de relacionamento ( este é um requisito fundamental para o Visto K1 - Noiva ). 

Inicialmente, decidimos que uma ajuda legal seria preciosa - e muito cara - e como não temos uma plantação de pé de dinheiro em nosso quintal, resolvemos nos informar e fazer tudo por nós mesmo. É perfeitamente possível fazer tudo sozinho. Depois que começamos a pesquisar na internet, conseguimos saber como é o processo e como preencher tudo. O site VISAJORNEY - que está nas UTILIDADES deste blog - é um achado! Lá tem guias sobre como preencher, como enviar e quanto tempo esperar…

Juntamos fotos (com legenda e nome completos de quem estava nas fotos, local e data e fizemos uma carta - aliás, eu fiz porque o Ryan tem uma péssima memória - de toda a nossa história ( post anterior - Cover Letter ) explicando todos os detalhes do nosso relacionamento. Está carta foi um dos requerimentos que o formulário de pedição ( I-129F -> o I-129F é um dos formulários de pedição para entrada do visto de noiva - k1 -) solicitava.

Um pouquinho da nossa historia... Era uma vez...

Bom, nossa historia de amor começou mais ou menos assim...

Um belo dia - eu me lembro bem, era um sábado a tardinha - depois de ter meu coraçãozinho partido por conta do ultimo relacionamento que nao deu certo ( isso ja fazia uns 8 ou 9 meses pós-relacionamento, ou seja, estava solteira e encalhada..) estava navegando pelo agora já famoso mas na época então desconhecido ORKUT - e com a janela domsn aberta para ser mais precisa - quando minha amiga de faculdade Stephanie ( obrigado amigaaa! ) me chamou no msn para um bate-papo:

Ste ( para íntimos ta? ) - Joanaaaa, achei um site super legal de perguntas e respostas do jeito que você gosta!
Joana - Ste não e um daqueles sites idiotas com perguntas e respostas óbvias não né?
Ste - Não não, e um site super legal que tem várias perguntas. Através das respostas que voce fornece, eles tracam um perfil..

- Pausa para o esclarecimento. Eu amo fazer testes de perguntas e respostas onde eles traçam o meu perfil, eu particularmente acho bem divertido -

Joana - Ah ta, qual é o nome site?
Ste - E esse aqui oh -> http://www.okcupid.com/


Até então, minha amiga não tinha informado que era um site de relacionamento e cruzamento de perfis. E.. passados alguns minutos - me lembro também que minha internet era bem lenta - fui eu lá no site me cadastrar. O nome do site: ORKUPID. Fiz o cadastro porque adoro testes de perguntas e respostas e pensei comigo, quem sabe agora não mato 2 coelhos com uma cajadada só ( Ps: Sou contra qualquer tipo de violência contra animais - só para constar - )

Foi então que passados algumas semanas depois, em Agosto daquele ano - 2008 - me deparo com um e-mail diferente. Seu nome é Ryan, ele dizia ser um americano que vivia no estado da Carolina do Sul em Greenville (costa leste dos Estados Unidos). No e-mail ele relatava não saber em nenhum lugar do mundo da existência uma mulher tão bonita como eu - Ps: mamãe compartilha da mesma opinião, minhas irmãs não! - e foi aqui que ele começou a ganhar minha atenção e meu coração...

Foi uma atração inicial por ambas as partes, no início trocamos telefones e e-mails, começamos a manter contato todos os dias. Não preciso nem dizer que quase que minha mãe teve 3 infartos no miocárdio! Primeiro foi ao saber o valor da conta de telefone astronómica a pagar - com muitos mais zeros a direita - depois foi por achar que ele seria um Serial Killer pois não nos conhecíamos ainda muito bem e morríamos de vontade de nos encontrar pessoalmente ( e minha mãe morría de medo deu morrer ).
Quanto mais nós nos comunicamos, mais crescia o desejo de nos conhecermos pessoalmente. Então e finalmente quando ele disse que tinha comprado a passagem para vir me conhecer - foi aí que ela viu que esta possibilidade ( da minha morte ) era bem real... Mas minha mãe é bem exagerada!

Como nos víamos pela webcam regularmente, não tive nenhuma surpresa com relação a ele. Na verdade, ele era muito mais bonito pessoalmente! (Graças a Deus!!! Porque eu já havia dito sim a ela quando ele me pediu em casamento pela internet na primeira vez!). Assim, aqui Ryan chegou aqui em 17 de Julho de 2009 - data que queremos nos casar este ano - foi como em um sonho. Cada momento que nós estávamos juntos era mágico, especial, ele me fazia sentir a mulher mais feliz do mundo! Minha família adorou conhecer ele pessoalmente - e minha mãe ficou muito mais tranquila -, fizemos vários passeios em minha cidade e nas cidadezinhas em torno de Belo Horizonte.

Porém, como tudo que é bom para pobre dura pouco, em um piscar de olhos já tinha chegado a data de sua partida. Foi então, no aeroporto, alguns minutos antes de partir ele se ajoelhou e pela segunda vez disse:

R - Eu não quero ficar nem mais minuto longe de você. Você quer se casar comigo?
Eu meia que de boquiaberta e sem acreditar no que estava acontecendo disse
J- Mil vezes simmmmmmmmm!!!
 (Ps: Ja tinha ensaiado esse Mil veses sim)
Ao mesmo tempo que foi lindo, foi triste... Ver ele embarcar foi de partir nossos corações - ele com vontade de ficar é claro, e eu com vontade de amarrar ele e trazer de volta para casa - foi então, após a sua chegada nos EUA que começamos a pensar sobre a melhor maneira de ficarmos juntos. Desde antes da aplicação do visto, nós já tínhamos falado sobre ficar juntos, casamento, mudança, mas ainda não sabia como seriam as coisas. Nós não sabíamos se era melhor ele vir viver aqui ou se seria melhor eu ir para lá.

Ponderamos que, ao viver aqui no Brasil, Ryan tería a questão da linguagem: falo Inglês muito bem e ele, tadinho, não sabia nehuma palavra em Português. Outro fator que pesou na decisão da minha ida aos EUA é o fato de sua filha Jenica - filha com uma Americana - necessitar da pensãp paga por ele mensalmente ( até ela ter 24 anos - ela tem 10 hoje ).

Como ele não fala Português, seria difícil conseguir um emprego no Brasil para pagar a quantia do suporte para sua filha ( Jenica ) sem ter um pé de dinheiro no quintal...

Assim, decidímos que a minha ida aos EUA seria muito mais tranquila do que a sua vinda ao Brasil. Depois da nossa decisão a próxima questão era: Como ir?

Pesquisando o melhor e mais rápido meio legalmente de ficarmos juntos novamente, vimos que existem dois tipos de vistos disponíveis: K1 ( que é visto de noivado ) e K3 ( que é o visto de cônjuge ). O K1 me permite entrar nos Estados Unidos com um visto de noiva onde o casamento deve se realizar dentro do prazo de 90 dias após minha chegada. O K3 permite inserir me nos EUA como um cônjuge de um cidadão Americano.

Pesquisa vai, pesquisa vem, vimos que para solicitar o K3, que ele precisaria vir ao Brasil novamente e ter uma estadia de um mês aqui - foi isso que eu li em um dos post no visajorney - então veio o primeiro problema: o meu agora noivo não tem todos esses dias de férias! E, além disso, ele não queria deixar a filha dele tão longe pois de certo sua ex-esposa não deixaria ela pegar 3 voôs para um país onde ela nunca esteve. O segundo problema foi a questão da demora - até então, o visto k3 demorava muito mais que o k1 -.

Então decidimos dar entrada com o visto k1. Assim, poderíamos passar mais tempo juntos até o final do processo, e casados é claro.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que é Visto de Noiva - k1- ?

A solicitação do vistos “K” de noivo(a), é o procedimento que um cidadão americano (não se aplica para residentes legais permanentes) tem que enfrentar para casar-se com um estrangeiro. Para obtenção deste visto - visto de não-imigrante -, o estrangeiro (a) e seus dependentes menores de 21 anos podem entrar nos Estados Unidos , de maneira legal, para fins de CASAMENTO.

Após entrar nos EUA, o noivo(a) deverá casar-se dentro de 90 dias a partir da data de entrada, caso contrário, estará sujeito à deportação. Se o relacionamento terminar e o estrangeiro casar-se com outro cidadão americano, não poderá fazer ajuste de status dentro dos EUA. O noivo(a) deverá seguir novo procedimento através do Consulado americano em seu país de origem (ou seja, voltar para casa e começar todo o processo de novo!) para reentrar legalmente nos EUA.

Mas, se o casamento se consumar como estava previsto, tanto o imigrante com o visto K-1 como seus filhos menores de 21 (se for o caso) terão seus status ajustados para residente permanente. De qualquer forma, ao entrar nos EUA, o imigrante com visto K-1 terá seu documento endossado pelas autoridades de imigração confirmando seu status de noivo(a) e concedendo-lhe a autorização de trabalho.

Os 3 Requisitos Básicos para Obter um Visto de Noivo(a)

1.Você é um cidadão dos Estados Unidos, e
2.Você e seu noivo (a) são livres para se casar, e têm se encontrado pessoalmente durante os dois anos precedentes à petição do visto.
3. Você e seu noivo (a) pretendem se casar no prazo de até 90 dias após a entrada do noivo (a) estrangeiro nos EUA.

Bibliografia: Guia do imigrante

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Meu Primeiroooo Post!!!!!

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Turmaaaaaaaaaaaaa,

Meu primeiro post, que emoção!!! Ok, vamos por partes, meu nome é Joana - igual ao da minha mãe - sou Brasileira, tenho 23 anos e.... estou NOIVAAAA, não foi ficar para a titia não!!!! Hohoho.... O meu príncipe encantado é esse aí debaixo oh!      (Ps:. sou ciumenta, então nada de ficar admirando viu?) Ele se chama Ryan, é Americano e tem 38 anos - nem parece! - e modesta a parte é um gato dos olhinhos azuis!


Gentiii eu cheguei para esclarecer TUDINHO mesmo sobre as angustias, receios, alegrias e tristezas de todas vocês - e minhas também!!! ai ai ai - durante o processo k1... Antes, durante e depois vou detalhar passo-a-passo desta nova aventuraaa. Vamos trocar muuuuitas figurinhas - assim espero - rir, brincar, se divertir e porque não chorar juntas! Além de conhecer um pouquinho mais sobre a cultura as curiosidades e os desafios que estão por vir na Terra do tio Sam...
Mozinho, me espera... To chegando....
USA lá vou eu, uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu....