quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AOS - Adjustment of Status

Bom dia meninas,

Assim como o prometido eu vim aqui falar da minha experiencia com a segunda parte do processo K1 que e chamado de Ajustamento de Status (AOS - Adjustment of Status). Gostaria de ressaltar que eu nao sou expecialista no assunto e que tudo que sera postado aqui, sao apenas minhas experiencias pessoais alem dos varios dias de pesquisa em diversos sites e blogs.

Mas o que raios  é Adjustment of Status: Bom o AOS é o processo pelo qual um não-cidadão-americano tem que passar para se tornar residente permanente nos Estados Unidos, ou seja, receber seu Green Card provisorio, poder morar, trabalhar, dirigir, entrar e sair dos EUA com tranquilidade, legalmente. Apos o recebimento do Green Card provisorio, voce pode ir, ou ficar (nao tenho certeza quanto tempo voce pode ficar fora dos EUA) por 2 anos, ou seja, a validade deste Green Card provisorio e de 2 anos, depois disso, infelizmente, teremos novamente mais uma etapa de processo. Sim, mais formularios, mais taxas e mais burocracia. O que eu nao faco para ficar perto de lindo aqui, aff...

Pois bem, depois da minha cheganda aqui nos EUA, eu fiquei mais tranquila quanto a continuacao do processo K1, afinal, queria mesmo era matar a saudade do meu antigo Noivo e atual Maridao, alem de curtir e conhecer um pouco mais sobre esse novo Pais e essa nova cultura que, havia apenas tido contato atraves de filmes, musicas e TV. Como eu nunca estive aqui antes, muitas vezes me senti como se estivesse dentro de um filme (e ainda me sinto em algumas situacoes)!!!

Pois entao, depois do casorio, e com o passar das semanas, comecei a me preocupar com os papeis da segunda parte do processo, o AOS. Tudo aconteceu porque coloquei (ou colocaram) na minha cabeca que a segunda parte do processo assim como o casorio, deveriam acontecer nos 90 dias, ou seja, este post falara apenas da minha experiencia (que realizou o casorio e o processo dentro dos 90 dias). Mas...

Ps1:. Quem te disse isso? Quem falou isso?
Olha gente, eu procurei em muitos sites e blogs e vi que a maioria das meninas fizeram tudo com 90 dias - casamento e AOS - entao, pelo sim e pelo nao, resolvi fazer o mesmo.

Mas se eu me casar nos 90 dias e quiser fazer o AOS depois dos 90 dias (porque e dinheiro pra cacet...) eu posso?
Nao sei te responder, vi blogs de meninas (que prefiro nao citar por questao de privacidade) que vieram com o K1 e nao tinham o montante (dolares americanos, exatos hoje $1070,00) e deixaram para fazer o processo meses ou anos depois do casorio.

Mas e se eu nao me casar nos 90 dias?
Ai voce tera que voltar pro Brasil beinhe. Porque voce sera ilegal e dependendo de onde voce mora, eles te acharam e te deportarao rapidinho (falo isso porque alguns estados dos EUA permitem que policiais parem as pessoas com caracteristicas latinas e pecam os documentos para verificar a situacao do imigrante) o que eu acho um preconceito absurdo.

A segunda parte do processo e custoso (U$ 1700,00 dolares) e com ele ocorrendo dentro do prazo (90 dias) eu me senti mais segura. Com essas novas leis de imigracao, para eles pedirem o meu passaporte e dizerem que eu estou ilegal, acho que pouco custa.

Nos formularios voce DEVERA colocar ja o seu nome de casada.

Ps2:. Voce pode mandar os seus documentos de AOS com o nome de solteira, porem se quiser mudar o nome no green card provisorio depois, a taxa e salgada (mais de $300 dolares) e o processo nao e rapido , entao aqui fica a dica de mandar tudo com o seu novo nome.

Os documentos do novo processo, o AOS

  • I-485 Aplicacao para Ajustamento de Status (obrigatorio)
  • I- 864 Formulario de Suporte (obrigatorio)
  • G-325a Informacoes Biologicas (obrigatorio)
  • I-765 Autorizacao de Trabalho (opcional)
  • I-131 Autorizacao para  viagem antes da chegada do seu Green Card provisorio (opcional)
  • G-1145 Formulario para que a USCI te mande uma msg de texto comprovando que o seu pacote (AOS) chegou nas maos deles (opcional)
Pulo do gato: Os documentos opcionais poderao ser mandados com os documentos obrigatorios SEM O ACRESCIMO DE NENHUM VALOR, ou seja, se voce decidir enviar o I-765 e o I-131 junto no mesmo pacote dos documentos obrigatorios para o AOS, nao havera taxas extras.

Mas se voce gosta de gastar dinheiro, voce podera mandar o I-765 separadamente pagando (taxa U$ 380 dolares) e o I-131 (U$445 dolares). Nao de bobeira! Mande tudo junto (documentos obrigarorios e opcionais pagando somente a U$ 1070,00 dolares!

Ps3:. Se eu mandar so os documentos obrigatorios, qual e a taxa?
U$ 1070,00 dolares.

Se eu mandar os documentos obrigatorios e os opcionais, qual e a taxa?
A mesma, U$ 1070,00 dolares.

Se eu mandar so os documentos obrigatorios e depois sabe la Deus quando, quiser mandar os opcionais, qual sera a taxa de tudo?
U$ 1070,00 dolares para os obrigatorios + U$380 dolares para o I-765 + U$ 445 dolares para o I-131. Faca as contas!

Mass, como e montado o pacote?
O que devo colocar dentro dele?


PASTA 1 – Form I-485 Application for Adjustment of Status
  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formulario


  • 1. Pagamento no valor de $1,070.00 – O meu foi em dindin porque o Ryan nao trabalha com cheque
    2. Form I-485, assinado por mim.
    3. Cópia do meu Passporte – Primeira página, página biográfica e página seguinte
    4. Cópia do meu Visto K1
    5. Cópia do Notice of Approval (NOA2) da minha petição I-129f (frente e verso)
    6. Cópia do meu Form I-94 (frente e verso)
    7. Cópia da minha certidão de nascimento ( tradução para o Inglês feita por um tradutor certificado) Tem que estar traduzido para o ingles!!!
    8. Cópia da Marriage Certificate
    9. Duas fotos tamanho Passaporte, coloridas, com meu nome completo e Alien Number escritos de lápis atrás (Como saber o meu Alien Number ou A#? Ele esta no seu NOA2. Veja aqui.)
    10. Form G-325A  assinados por mim

  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formulario


  • 11. Form DS-3025, chamado Vaccination Documentation Worksheet (de acordo com o item 8 das instruções do laudo médico, quem tem visto K1 que precisou fazer o exame no Brasil num período inferior a um ano só precisa enviar este suplemento com as vacinas) Coloquei copia, nao a original.

    PASTA 2 – Form I-864 Affidavit of Support
  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formilario


  • Declaração de suporte financeiro do cidadão americano, no caso o meu marido Ryan e demais documentos (estes documentos dependem de cada caso, o que eu mandei não é padrão para todo mundo):

    12. Form I-864 – assinado pelo Ryan
    13. Carta de confirmação do emprego assinada pelo chefe do Ryan (confirmando que trabalha lá em tal posição, fazendo tal coisa, desde tal data)
    14. Form W2 – Ano 2008, 2009 e 2010
    15. Form 1040 (ano 2008, 2009 e 2010) e demais documentos (Imposto de Renda Americano)
    16. Contra-cheques do Ryan (os últimos 6 meses)
    17. Cópia da página biográfica do passaporte do Ryan
    18. Cópia do Visto do Ryan para o Brasil
    19. Cópia da certidão de nascimento do Ryan


    PASTA 3 - Application for Employment Authorization

  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formulario


  • Form I-765 (Application for Employment Authorization, ou seja, autorização para ser empregado nos Estados Unidos: você recebe a EAD, que significa Employment Authorization Document e é um cartão que permite voce trabalhar legalmente nos EUA)
    20. Form I-765 assinado por mim
    21. Cópia do meu Passporte – Primeira página, página biográfica e página seguinte
    22. Cópia do meu Visto K1
    23. Duas fotos tamanho Passaporte, coloridas, com meu nome completo e Alien Number escritos de lápis atrás.

    Até aqui, tudo que eu coloquei é pedido nas instruções de preenchimento dos formulário. LEIAM AS INSTRUÇÕES QUEM VEM NOS FORMULÁRIOS, SEMPRE, VÁRIAS VEZES.

    Agora, os adicionais. Eles não pedem, mas eu resolvi mandar por vias das dúvidas. 

    PASTA 4 – Informação adicional

    1. Cópia da carta do Social Security Office falando que eu me cadastrei para receber um Social Security Number com meu nome de solteira. Observação: você só pode ter Social Security Number (teoricamente) se tem autorização para trabalhar aqui
    2. Cópia do comprovante do meu Social Security Number, feita alguns dias depois de solicitar o mesmo
    3. Cópia da carta do Social Security Office confirmando o envio do cartão do Social Security Number

    Junte todas estas pastas em uma so e voila! Decidi nao enviar o form I-131 porque nao pretendo sair dos EUA por agora, mas se esse for o caso de voces, e so envia-lo junto com o pacote.

    E para onde enviar?

    USCIS
    P.O. Box 805887
    Chicago, IL 60680-4120

    Agora e so cruzar os dedos e esperar... Espero que tenha ajudado muitas de voces. Qualquer novidade no processo eu volto aqui e conto tudo! Gostaria de fazer uma mencao ao blog da Fe, o TimTim-por-TimTim que me ajudou MUITO nesta etapa do processoe foi parte da minha fonte.

    Finalmente, fico por aqui,
    Beijao a todas e boa semana!
    =**

    

    segunda-feira, 17 de outubro de 2011

    Pegando fogo...

    Pensou maldade ne?

    Nao, nao... Nao e isso que (algumas de) voces pensaram nao.. Hahahaha.. Na verdade hoje estou aqui para falar sobre o ocorrido no meu final-de-semana. Este ultimo foi mais um tipico final de semana com a minha enteada aqui em casa, se nao fosse pelo "FOGO".

    Sim, fogo! Fogo visto de longe! Vou explicar com mais detalhes:
    Estavamos voltando de um passeio no parque a procura de tartarugas, eram mais ou menos umas 4 da tarde quando resolvemos voltar para a casa (o maridao e minha enteada ja estavam afoitos pela janta) quando avistamos o que me pareceu ser o sinal de fumaca que eu pedi para a minha familia fazer caso queiram se comunicar comigo, mas esse nao foi o sinal de fumaca vindo do Brasil nao, na verdade o que aconteceu bem no apartamento proximo ao nosso (moramos - por enquanto - de aluguel) foi um INCENDIO daqueles!

    Nao conseguimos entrar com o carro no complexo. Eram tantos carros de policia, bombeiros e helicopteros juntos, coisa que eu nunca vi na minha vida (so na TV) que parecia mesmo era um set de filmagens! Corremos para ver se nao era o nosso ape, e gracas a Deus nao foi (apesar de o Ryan ter acidentalmente ter teixado o ferro ligado por 4 horas) foi a mao de Deus mesmo, e um aviso!!! Eu que ja estava com a camera na mao (por conta do passeio) registrei tudo.

    Vejam aqui...


    Fonte: arquivo pessoal
    Ninguem entrava, ninguem saia...

    Fonte: Arquivo pessoal
    Congestionado

    Fonte: Arquivo pessoal
    Os bombeiros trabalhando...

    Fonte: Arquivo pessoal
    Muita gente chorando (fora os curiosos)

    Fonte: Arquivo pessoal
    Policiais e bombeiros em todo o canto
     De acordo com fontes nao seguras (vizinhos), alguns moradores dizeram que uma familia que estava localizada no ultimo andar, resolveu fazer um churrasco na area externa do apartamento (o que e Ilegal segundo o maridao) causando um incendio que deixou desalojada 32 familias (segundo a FOX Carolina) e queimando muitos apartamentos. Foram 7 carros de bombeiros para apagar o fogareu!!!

    Veja a foto do dia seguinte...

    Fonte: http://www2.wspa.com/
    No outro dia, depois do fogo apagado, deu para ver o estrago...

    O pior foi ver gente que nao tem nada a ver com isso, perder tudo, tudo mesmo gente! Imagina se os meus documentos aqui pegassem fogo? Junto com os poucos pertences que eu trouxe? Nem quero imaginar... No mais ficou o espirito de solidariedade meu e de muitos que ajudaram (dando agua) para algumas pessoas.

    Vejam aqui o noticiario (Fonte: http://www.foxcarolina.com/)

    Por hoje e so,
    Proximo post: AOS (prometo!!!!)
    Ps:. Nao confiem nas minhas promessas nao, sou muito enrolada!

    Beijos e boa semana!
    =**




    quarta-feira, 5 de outubro de 2011

    Eu voltei, agora pra ficar... Porque aqui, aqui e meu lugar...

    Ola meninas!!!!!

     Depois de um merecido periodo de descanso que eu me dei, aqui estou eu de volta! Como foram dois anos direto praticamente sem ferias no Brasil, chegando aqui aproveitei para descansar um pouquinho (um tantao ne?), curtir aquela preguica sem ter que preocupar com nadica de nada.

    Enfim, estou CHEIA DE NOVIDADES para contar (nao, nao estou gravida) e pretendo deixa-las atualizadas nao so de como e a vida por aqui (cotidiano) como tambem desta nova etapa do processo pos k-1, o AOS (Ajustment of Status).

    Pois e gurias (lembrei da Van agora) a rapadura e doce mais nao e mole. Nao querendo assustar voces nao, a segunda parte do processo e na minha opiniao, bem maior e bem mais chatinha e custosa ($1.070,00 - Mil e setenta dolares)! Aja dinheiro viu?

    Pois bem, hoje para matar a saudade colocarei algumas fotinhos do acampamento que estive com a minha familia aqui dos EUA neste ultimo final de semana. Eu simplismente AMEI acampar porque isso me relembrou diversos felizes momentos da minha infancia que eu passei com o meu pai (que era um profissional no quesito acampamento). Ainda me lembro de cacar minhocas para colocar na isca, de comer aquele peixe fresquinho que minha mae limpava e fritava ali, no meio do nada, dos montes de pacotes de biscoito que faziamos meu pai comprar (biscoitorecheado era principal refeicao minha e das minhas irmas quando acampavamos), das diversas horas tediosas (era tedioso porque eu era uma crianca) que passavamos retitando a agua do barco de madeira que o meu pai tinha que, se nao fosse com a nossa ajuda (minha e das minhas irmas) iria naufragar! Mais o mais legal e engracado, era a tranquilidade dele ali pescando piranhas e do desespero da minha mae... Ohh tempo bom que nao volta mais... Hahahaha..

    Enfim, aqui nos States, o acampamento e beeemmm diferente do que eu estava acustumada... Porque? Vamos comecar pelos banheiros!

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal
    No acampamento do papai, voce se virava na moitinha! Nada de ducha, vaso sanitario, aquecedor para enxugar as maos, sabonete liquido (ve se pode!) ou espelho nao, isso se tinha em casa, nao no acampamento! Tomavamos banho e da agua do lago que meu pai esquentava na churrasqueira, aqueles banhos de caneco! Banho de gato! Hahahaha, era hilario! No acampamento aqui, tem tomada em todo lugar, ate no meio da floresta tem tomada e agua potavel, um luxo que so vendo!

    Outra coisa interessante sao os Trailers. Trailers para mim sao como casas sobre rodas. Num desses ai tinha do lado de fora uma TV LCD, carpete e sofa onde algumas criancas estavam jogando Wii. Estes americanos! Acampamento com TV? Filme? Videogame?

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal

    No acampamento do papai nos divertiamos, er.. Na verdade meu pai se divertia contando historias assustadoras! Era um tempo em familia, coisa que nao se ve muito hoje em dia. Brincavamos de cacar gravetos para a fogueira a noite. Pega-pega, pique - esconde...

    No nosso acampamento aqui, brincamos de volei (com rede), cacamos gravetos (mas no final acabamos comprando umas toras de madeira na vendinha que tinha no acampamento), vimos alguns filmes (com um DVD aclopado a TV portatil) e fomos pescar.

    Fonte: Arquivo pessoal
    Montando acampamento

    Fonte: Arquivo pessoal
    A boa e velha pescaria (nao pegamos nenhum peixe!)

    Fonte: Arquivo pessoal
    Nosso acampamento

    Fonte: Arquivo pessoal
    Vendo um filminho...

    Fonte: Arquivo pessoal
    Pegando um sol (maridao lindo de morrer)

    Ja a noitinha... Nao poderia faltar os marshmallow no fogueira e muita historia de terror (num durmi de medo!). Era coiote de um lado, esquilo de outro, uns barulhos muito estranhos!!! Hahahahaha, e verdade, deu medo, achei que encontraria o maniaco do parque ou o chupa cabra naquela noite!

    Com o papai, dirmiamos na barraca com excecao da mamae que sempre dormia no carro por medo das cobras, jaguariticas e aranhas que rondavam nosso acampamento no Brasil. Mamae dormir na tenda? Nem morta! Hahahaha... Como era legal brincar de fazer formas de animais com os dedos usando a lanterna!

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal
    Sogrinha

    Fonte: Arquivo pessoal
    Sogrinho

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal
    Sera que esta quente? A burrona aqui queimou o dedo!
    Depois de sobreviver a noite, fomos conhecer um pouco do parque onde acampamos, eu ADOREI, e simplismente lindo! Veja so!

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal
    No Brasil, exploravamos a densa floresta! Minha mae morria de medo de nao encontrarmos o carro novamente ou de encontrarmos com um animal.. Hahahaha, gente era tao legal!

    Aqui nos States, ja no meio da tarde, era hora de levantar acampamento. A experiencia foi maravilhosa! Nada se comparado aos perrengues no Brasil, tudo muito bemm organizado! Adorei acampar aqui. Voltaremos no proximo verao para tentar pegar uns peixinhos (fiquei na vontade, aguada com o peixinho frito). Se papai estivesse acampando, so voltavamos pra casa com a caixa termica cheia de peixes, e o que tinhamos no cardapio para os proximo proximos 15 dias? Peixe, peixe de tudo contue jeito. Muqueca, frito, assado, grelhado, ensopado, marinado... Bateu agora uma saudade do papai, da minha familia e do Brasil...

    Hora de levantar acampamento!

    Fonte: Arquivo pessoal
    Aqui voce abastece seu carro, suuuuper legal

    Fonte: Arquivo pessoal
    Deu pra cansar ne amor?

    Fonte: Arquivo pessoal

    Fonte: Arquivo pessoal
    ...".Estamos indo, de volta pra casa"...

    Super beijo papai que esta la no ceu! Eu tenho certeza que ele estava do meu lado o tempo todo, ele ama pescar! Super beijo familia, amo voces!

    Meninas, Espero que tenham gostado. Voltarei em breve com noticias do AOS, meu aniversario e fotos do casorio!

    Super beijo!
    =**