domingo, 6 de fevereiro de 2011

Horário de verão: relação de amor e ódio...

Eu pessoalmente tenho uma relação qe permeiaentre amor e ódio ao Horário de Verão. Simplismente ADORO chegar em casa quando o dia ainda está claro. Tenho a impressão de que o meu dia tem umas 2 ou 3 horas extras (que na verade não existem, mais parecem que existem!). Me sinto até mais segura ao chegar em casa ainda com o dia claro - o Ryan não implica tanto - além da baita economia no cofres privados da mamãe (pelo menos aqui em casa). Sem falar no preservação dos recursos naturais.
No entanto, a minha relação de amor já termina aquí pois eu DETESTO acordar cedo.

Se você quer me ver estressada pela manhã, de mal humor, com raiva do mundo, com cara de que vai matar um e potencialmente perigosa é só me acordar bem cedinho, lá pelas 6:00am (horário que eu geralmente acordo). E, não pensem vocês que é por preguiça pois geralmente a parcela de preguiça e menor que 49%, é por ser DESUMANO, IMORAL, CONTRA AS LEIS DA FÍSICA e acima de tudo ANTI-ÉTICO. Nestes dias em particular, coloco-me em inércia após ter ativado o "soneca" em uma média diária de 3 a 4 vezes. Ligo meu cérebro no tranco (porque ainda estou pescando) e o dia segue no automático até as 8:00am (igual a um zumbi mesmo!).

Como se já não fosse difícil adaptar ao horário de verão Brasileiro, e preciso me adaptar também ao horário de verão dos EUA. Na Carolina do Sul onde a outra metade do meu coração se encontra, nos dias de verão para mim e de inverno para ele, há uma diferença IMENSA de 3 horas! - que normalmente é de apenas uma hora - aí já viu né?

Meu horário biológico nestes dias se assemelha ao relógio do coelho maluco de Alice no país das maravilhas... Meu intestino então, nem se fala, entra oficialmente de férias!

Falar com o Ryan? Só fazendo agendamento pois temos horários completamente diferentes:

Ele sai do trabalho as ₢11:00pm - horário EUA (South Carolina)
Eu estou dormindo pois já são ₢2:00am - horário do Brasil (Belo Horizonte)

Ele chega em casa as ₢00:00pm - horário EUA (South Carolina) e...
Eu me acordo para dormirmos virtualmente juntos, isto é, ambos com os computadores ligados e conectados. Já são ₢3:00am - horário do Brasil (Belo Horizonte)

Aí eu me levanto ₢6:00 am - horário do Brasil (Belo Horizonte)
E ele acorda ás ₢3:00am - horário EUA (South Carolina) 

Assim quando volto do trabalho as ₢11:30am - horário do Brasil (Belo Horizonte)
Ele acorda de novo ₢8:30am - horário EUA (South Carolina)
Assim temos alguns minutos para, namorar, conversar, planejar...

Depois as ₢12:30pm eu volto para o trabalho - horário do Brasil (Belo Horizonte)
E ele começa o dia dele ₢9:30am - horário EUA (South Carolina)

Quando chego em casa já são ₢17:30pm - horário do Brasil (Belo Horizonte)
Sendo ₢2:30pm - horário EUA (South Carolina)
Ele começa a trabalhar as ₢3:00pm - horário EUA (South Carolina) e nisso já são 6:00pm - horário do Brasil

E... quando você começa a se acostumar com a rotina, muda tudo de novo... Aff... Só mesmo um sorriso dele pela manhã pra não começar meu dia com a macaca!


Momento cultural -> O primeiro pais a surgir com a idéia do horário de verão foi os Estados Unidos, em 1784. Benjamin Franklin foi o inventor, que criou com o intuito de melhorar o aproveitamento da luz natural no período em que se têm os dias mais longos do ano, porém, a idéia não foi colocada em uso. Somente em 1914, a Alemanha aderiu à idéia, estabelecendo assim o horário de verão pela primeira vez de fato.

Nos Estados Unidos o período de horário de verão foi instituído em 1918. Houve uma alteração em 2007, aumentando o período em quase um mês, o que ainda está em experiência. Lá o período começa às 2h da manhã do segundo Domingo de Março e termina às 2h da manhã do primeiro Domingo de Novembro. Não é 0h que começa não, é 2h! Vai entender esse povo...

Já no Brasil nós sofremos todo ano pois a cada ano é decretado um novo período, que nos últimos anos inicia-se entre Outubro ou Novembro e encerra-se em algum dia de Fevereiro (neste ano de 2011 será encerrado dia 20 de Fevereiro).

2 comentários:

Tacia disse...

Woww, adorei o seu momento cultural, não sabia de onde vinha a idéia do horário de verão! Legal!
Ai Joana....esse horário de verão às vezes atrapalha mesmo, né? Vocês tem literalmente uma agenda cronometrada, hihi..mas isso vai passar logo, logo! Eeeeeeeeee! =)
Um beijinho e boa semana!
Tacia

Monique disse...

Pois é Joana, também odeio horário de verão. Pois isso signifca que são tres horas de fuso para o namoro...rs..é uma droga. Mas se ajudar daqui uns 15 dias a diferença do fuso cai para 2 horas e depois de mais ou menos 1 mes, cai para 1 hora...ai é só alegria!!!
Beijinhos e pensa positivo já ta acabando