sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A procura de emprego...

Olá meninas,

Tudo bem?
Ando meia sumida né? Hahaha... Pura preguiça viu? Até fiz um post lindao e bem bonito estes dias mais quando fui clicar em postar, o celular deu "cthucthu" e eu perdi todo o meu texto ! Fique bem triste pois tinha gastando umas 2 horas fazendo o post (odeio quando isso acontece)...

Mas isso já e passado... Então, depois de muitos e-mails insistentes de uma das minhas leitoras mais ávidas (minha irmã) aqui estou eu novamente para encher a vida dela (e a de vocês) com mais alegria! EeEEEEEeeeeEEeeee!!!!!

Neste post, darei dicas de documentos que DEVEM ser colocados na mala pois são de essencial importância para a busca do primeiro emprego aqui na América.

Muitas de vocês (inclusive eu), ficam doidinhas com todo esse processo. São tantos documentos que nao e difícil se perder no meio deles ou até mesmo esquece-los para trás.

Por isso a minha primeira dica e: Nao se esqueça de colocar na mala o seu COMPROVANTE DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO e um HISTÓRICO DA FACULDADE (se for o caso) pois você precisara deles quando for procurar um emprego beinhe!

Se possível, peca tambem ao seu empregador uma carta de referencia (de preferencia em inglês) descrevendo o seu trabalho bem como suas qualidades além do tempo de permanência na empresa. Se for em papel timbrado onde há o endereço e telefone assim como o slogan da empresa melhor ainda! Isso faz muita diferença na hora de escolher o empregado para as empresas aqui.

Aqui no States acontece muito do que acontece no Brasil em relação a empregos. Você já ouviu falar em QI? (Quem Indica)? Pois e... Acredite amiga, se você nao tiver um QI dos bons, as duas chances de conseguir um BOM emprego diminuem acentuadamente.

Ps:. Estou falando particularmente do meu caso aqui na Carolina do Sul. E segundo o maridao na maioria dos estados!

Nos formulários de emprego eles pedirão o nome, endereço, telefone e a descrição do que voce fazia durante todo o período em que você permaneceu empregado. Pedirão tambem todos os dados da sua High School incluindo telefone e endereço.

Então se você já estiver com tudo isso já pronto e separado, acredite, será uma dor de cabeca a menos!

Sobre a tradução dos documentos e bom você fazer pelo menos o do CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO e do HISTÓRICO DA FACILDADE, lembrando que o histórico da faculdade devera ser feito aqui pois caso você deseje continuar seus estudos em uma faculdade aqui, esta mesma faculdade tem seus próprios agentes credenciados para tradução, ou seja, eles nao irão aceitar sua tradução do histórico da faculdade se nao feita por eles! Então prepare o bolso ai...

Para que esta chegando agora e ainda esta sem documentação e quer fazer uns bicos de baba. Tem 2 sites ótimos que eu recomendo.

O primeiro e: www.care.com
O site e bem bacana e simples, lá você pode verificar quem esta necessitando de uma nanny ou babysitter na sua região e descolar um bico até arrumar coisa melhor.

O outro site e: www.sittercity.com
Bem bacaninha tambem para achar trabalhos de nanny ou babysitter.

Já se você já esta com o seu EAD em mãos e hora de arrumar algo serio! Uma dica e o site do craiglist! Lá eles postam empregos todos os dias nos mais diversificados setores.

Site: www.craiglist.org

Ou como acontece no Brasil, você pode ir a uma agencia de empregos! Uma que eu fui e recomendo e a goodwill. Lá eles fazem seu currículo e uma entrevista, perguntando qual setor você deseja trabalhar. A agente deles seleciona o emprego e fornece o número para voce ligar na hora caso tenha vagas! Voce tambem pode fazer e imprimir o seu curriculo la de graca! Eles contam tambem com varios computadores com um enorme banco de empregos que voce pode aplicar na hora. O bom da goodwill e que voce pode falar com eles em inglês ou espanhol pois eles te oferecerão vagas somente na língua que você escolher (para quem tem dificuldade com o inglês e a melhor opção). E só procurar a agencia mais perto da sua casa (parece até comercial de tv, hahahahah...)

Site: www.goodwill.org

Outra dica bacana e buscar no Google no site do seu estado, onde fica o cadastramento de empregados mais próximo a sua casa (vai com um lanche na bolsa viu?). Aqui na Carolina do Sul temos vários centros de empregos como: State Job, South Carolina Job Bank, CERRA, Department of employee and workforce e o Employment Service. Todos estes acredito que tenha em todos os estados (mude e coloque a sigla do seu estado). Lá vocês farão um cadastro que ficara no sistema deles. As grandes companhias costumam ir neste banco de dados para procurar possíveis empregados. Se você for chamado a entrevista e no mesmo local do cadastro.

Se voce estiver procurando algo mais especifico, como um uma determinada loja de departamentos, muitas destas lojas vão te mandar para o site da loja para fazer a aplicação online.

Você provavelmente tambem precisara de um bom currículo. O currículo americano e bem diferente do brasileiro. Abaixo estão algumas dicas para que você crie o seu próprio currículo com sucesso.

Personal Data (coloque aqui suas informações de contato)

José da Silva – brasileiro
Contact phone: +55 (34) 3333-9999
Mobile phone: (34) 9999-3333
E-mail: josesilva@exemplo.com.br

Ps:. Neste tipo de currículo basta inserir somente o seu nome completo e nacionalidade. No Brasil, incluir idade e estado civil é normal, mas lá fora, é desnecessário. RG, CPF, carteira profissional, carteira de habilitação, passaporte e outras informação são desnecessárias também.

Objective

O que você quer, também é uma informação muito importante para o empregador gringo, assim ele analisa se os seus objetivos são os mesmo da empresa. Pesquise e identifique o profissional que a empresa precisa.

Qualification

Um resumo de suas competências e habilidades profissionais. Procure características que combinem com a vaga e que revelem sua sintonia com novas tecnologias.

Professional Experience

Resuma seu histórico profissional com as empresas nas quais você trabalhou (da mais recente para a mais antiga), seu cargo, o período em que trabalhou e uma breve descrição de suas funções e responsabilidades.

Computer skills

Domínio de computação: softwares e tecnologias.
Ex.: Linux, Windows; MySQL, Oracle; Microsoft Office, Microsoft Project.

Programing skills

Domínio de computação, linguages de programação.
Ex.: C, C++, HTML, Java, SQL, XML, WML.

Languages

Idiomas que você possui fluência.
Ex.: Fluent Portuguese, English and Spanish.

Education

Listagem de cursos de graduação, pós-graduação, especialização, do mais recente para o mais antigo com ano de conclusão.

Ex.: Graduated in Computer Engineering at Universidade Federal de Uberlândia – 2006
Cisco Certified Network Professional (CCNP) – 2005
Cisco Certified Network Associate (CCNA) – 2004
Bachelor of Computer Science at Universidade Federal de Uberlândia – 2002

References

Providencie cartas e contatos de referência importantes do Brasil. Você precisará.

Como você pode ver fazer um currículo em inglês não é difícil, mas exigirá de você fluência no idioma.

Fonte:. http://www.profissaoweb.com/2007/05/21/curriculo-em-ingles

Vou deixar aqui tambem um link com um currículo americano pronto para voces terem uma idéia de como deve ficar o seu.

http://info.abril.com.br/professional/carreira/exemplo-de-curriculo-profissio.shtml

No mais vocês precisarão mesmo e de muita paciência e muita disposição.

Boa sorte a vocês e a mim que depois de duas cansativas semanas já estou quase com os dois pés dentro de uma boa empresa (dei sorte pois a RH da empresa e brasileira). Uhuuuuuu....

Beijo e até a próxima!



17 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jo,

Que bom te ver de volta. Seus posts estavam fazendo falta. Nao some, moca.
Bem legal este seu post. Trouxe comigo meus historicos escolares de escola, diploma de facus tbm. Mas, no caso desta traducao, tem q ser algo autenticado ou nos mesmos podemos fazer? como funciona? como voce esta fazendo?

Abracos

Anônimo disse...

eeeeeeeeeee ela voltou!!!
kkkk

adorei o post! já tenho resumé e cover letter prontos em inglês =) fiz um profile no linkedin.com também porque é uma rede boa de network pra conseguir emprego.
e me cadastrei no careerbuilder.com
porque tem vagas direto...

mas eu só to me preparando né... porque meu NOA2 não veio ainda =(

To muito feliz por você já estar praticamente empregada, jo!

bjãooooo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique disse...

Que bom que voce voltou!! Adorei as dicas de emprego e os documentos que ja podemos adiantar. Otimas dicas de sites tambem =)!!!
Beijinhos

Tacia disse...

Jô, é isso aí menina! Eu lembrei de pedir nos meus últimos 2 empregos cartas de referência em inglês, e eles me deram com logo da empresa e tudo, mas agora só falta eu arranjar um emprego na minha área, simples assim. Hahahaha, mas primeiro preciso terminar a facukldade, errrrr!!! Esse negócio de completar meus estudos me deixa louca só de pensar em tudo o que tenho que fazer. Adorei as dicas dos sites de emprego! Adorei falar com vc naquele dia! Beijo!!! =)

Renata Orlando disse...

Oieee...
To adorando seu blog.
Também conheci meu noivo pelo okcupid, mas isso foi qdo eu era Au Pair nos States.
Vamos enviar as papeladas para a USCIS amanha.
Qto tempo demorou o seu processo ao todo.... desde os envios dos formularios ate a entrevista no consulado.
Estamos surtando jah.... :(

Aline Souza disse...

Jo, querida, bom te ver por aqui ;) Dicas super bacanas!! Uma coisa que queria acrescentar e', e se vc tiver o seu diploma traduzido no Brasil por tradutor juramentado, ele tem valor aqui sim. O que acontece e' q algumas empresas (e as Universidades) precisam saber se o seu curso tem o mesmo valor que tem no Brasil. Por exemplo, se vc e' um bacharel, vc precisa verificar se o seu bacharelado tem validade aqui no USA, e para isso vc precisa enviar seu curriculo escolar para eles calcularem seu GPA e ver se o curso e' equivalente. Para o high school, vc pode mandar traduzir no Brasil em empresas especificas. O meu curriculo da faculdade eu trouxe do Brasil ja traduzido e n tive problema em nenhuma empresa, so recentemente q mandei para fazer o meu equivalente de cursos para aplicar para uma license aqui no meu estado. Boa sorte, espero q vc volte logo com boas noticias!! Bjusss

Anônimo disse...

tem selinho no blog pra você!
bjinhos

Jana&Abel disse...

Jana desesperada e apreensiva quer falar com Joana!! Ansiedade, ansiedade e saudades Visto k1 eita meu pai... oh canseira!!!

Anônimo disse...

Olá Joana, primeiramente parabéns pelo seu blog,é muito interessante! Eu andei pesquisando, pois tb vou passar pela mesma situação que vc, esse ano. Ainda to começando a minha pesquisa sobre toda a papelada, enfim ainda estou tentando me achar rs. Queria te fazer uma primeira pergunta, eu gostaria de saber quais os documentos necessários na primeira etapa do visto de noiva, aquela em que o nosso noivo da entrada nos EUA ou se vc puder me indicar um site confiável aonde eu possa achar esta informação. Obrigada!! E claro desejo a vc felicidades pelo casamento! PS. Fiquei curiosa sobre as diferenças entre Brasil e EUA (nunca estive lá) manda um post sobre isso quando puder =)
Bjos!!

Luana Costa, Rio de Janeiro.

Flor disse...

Teu blog é maravilhoso! Obrigada por postar dicas tão úteis e sempre tão explicadinhas! Muitas beijocas! Flor

Ela in Love disse...

Oi Joana, descobri o teu blo ontem e já li todo! Que história heinn... em diversos momentos me identifiquei contigo, seja nas aflições, namora a distância, saudade do amor, moprar longe do Brasil, etc.
Vou continuar acompanhando teu blog (posta maissssssssss)!
Fica com Deus
beijos Gabi

Maria disse...

Joana, Bom dia!
Meu nome é Matilde e moro em Olinda - Pe..
Eu gostaria muito de conversar com vc, poderia me dar seu email?

Pree disse...

Obrigada pelas dicas!!!!!
estou esperando pelo meu work permit...quero muito começar a trabalhar logo!!

Anônimo disse...

Hello, Neat post. There is an issue with your web site in
internet explorer, would test this? IE nonetheless is
the marketplace leader and a large section of people will miss your great writing because of
this problem.

my web page; t�umacz Angielski

Anônimo disse...

The knowledge, motivation, and wisdom that they gets from her father can not be valued in terms of income.
I know breastfeeding moms especially tend to end up a bit more
the principal caregiver than dads, but right through the start make certain someone
else holds your child and he or jane is just as or no less than close to as
comfortable using this type of person so there's someone else baby is okay with being held by.

Visit my homepage: best Portable baby swing

Anônimo disse...

These locks ensure it is so your cabinets will not be in a position to open by a child.
She may also part ways together with her Las Vegas burlesque show 'Peepshow' in
preparation for her new arrival on October 21, 2012.


Here is my site - baby swing reviews ()