quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AOS - Adjustment of Status

Bom dia meninas,

Assim como o prometido eu vim aqui falar da minha experiencia com a segunda parte do processo K1 que e chamado de Ajustamento de Status (AOS - Adjustment of Status). Gostaria de ressaltar que eu nao sou expecialista no assunto e que tudo que sera postado aqui, sao apenas minhas experiencias pessoais alem dos varios dias de pesquisa em diversos sites e blogs.

Mas o que raios  é Adjustment of Status: Bom o AOS é o processo pelo qual um não-cidadão-americano tem que passar para se tornar residente permanente nos Estados Unidos, ou seja, receber seu Green Card provisorio, poder morar, trabalhar, dirigir, entrar e sair dos EUA com tranquilidade, legalmente. Apos o recebimento do Green Card provisorio, voce pode ir, ou ficar (nao tenho certeza quanto tempo voce pode ficar fora dos EUA) por 2 anos, ou seja, a validade deste Green Card provisorio e de 2 anos, depois disso, infelizmente, teremos novamente mais uma etapa de processo. Sim, mais formularios, mais taxas e mais burocracia. O que eu nao faco para ficar perto de lindo aqui, aff...

Pois bem, depois da minha cheganda aqui nos EUA, eu fiquei mais tranquila quanto a continuacao do processo K1, afinal, queria mesmo era matar a saudade do meu antigo Noivo e atual Maridao, alem de curtir e conhecer um pouco mais sobre esse novo Pais e essa nova cultura que, havia apenas tido contato atraves de filmes, musicas e TV. Como eu nunca estive aqui antes, muitas vezes me senti como se estivesse dentro de um filme (e ainda me sinto em algumas situacoes)!!!

Pois entao, depois do casorio, e com o passar das semanas, comecei a me preocupar com os papeis da segunda parte do processo, o AOS. Tudo aconteceu porque coloquei (ou colocaram) na minha cabeca que a segunda parte do processo assim como o casorio, deveriam acontecer nos 90 dias, ou seja, este post falara apenas da minha experiencia (que realizou o casorio e o processo dentro dos 90 dias). Mas...

Ps1:. Quem te disse isso? Quem falou isso?
Olha gente, eu procurei em muitos sites e blogs e vi que a maioria das meninas fizeram tudo com 90 dias - casamento e AOS - entao, pelo sim e pelo nao, resolvi fazer o mesmo.

Mas se eu me casar nos 90 dias e quiser fazer o AOS depois dos 90 dias (porque e dinheiro pra cacet...) eu posso?
Nao sei te responder, vi blogs de meninas (que prefiro nao citar por questao de privacidade) que vieram com o K1 e nao tinham o montante (dolares americanos, exatos hoje $1070,00) e deixaram para fazer o processo meses ou anos depois do casorio.

Mas e se eu nao me casar nos 90 dias?
Ai voce tera que voltar pro Brasil beinhe. Porque voce sera ilegal e dependendo de onde voce mora, eles te acharam e te deportarao rapidinho (falo isso porque alguns estados dos EUA permitem que policiais parem as pessoas com caracteristicas latinas e pecam os documentos para verificar a situacao do imigrante) o que eu acho um preconceito absurdo.

A segunda parte do processo e custoso (U$ 1700,00 dolares) e com ele ocorrendo dentro do prazo (90 dias) eu me senti mais segura. Com essas novas leis de imigracao, para eles pedirem o meu passaporte e dizerem que eu estou ilegal, acho que pouco custa.

Nos formularios voce DEVERA colocar ja o seu nome de casada.

Ps2:. Voce pode mandar os seus documentos de AOS com o nome de solteira, porem se quiser mudar o nome no green card provisorio depois, a taxa e salgada (mais de $300 dolares) e o processo nao e rapido , entao aqui fica a dica de mandar tudo com o seu novo nome.

Os documentos do novo processo, o AOS

  • I-485 Aplicacao para Ajustamento de Status (obrigatorio)
  • I- 864 Formulario de Suporte (obrigatorio)
  • G-325a Informacoes Biologicas (obrigatorio)
  • I-765 Autorizacao de Trabalho (opcional)
  • I-131 Autorizacao para  viagem antes da chegada do seu Green Card provisorio (opcional)
  • G-1145 Formulario para que a USCI te mande uma msg de texto comprovando que o seu pacote (AOS) chegou nas maos deles (opcional)
Pulo do gato: Os documentos opcionais poderao ser mandados com os documentos obrigatorios SEM O ACRESCIMO DE NENHUM VALOR, ou seja, se voce decidir enviar o I-765 e o I-131 junto no mesmo pacote dos documentos obrigatorios para o AOS, nao havera taxas extras.

Mas se voce gosta de gastar dinheiro, voce podera mandar o I-765 separadamente pagando (taxa U$ 380 dolares) e o I-131 (U$445 dolares). Nao de bobeira! Mande tudo junto (documentos obrigarorios e opcionais pagando somente a U$ 1070,00 dolares!

Ps3:. Se eu mandar so os documentos obrigatorios, qual e a taxa?
U$ 1070,00 dolares.

Se eu mandar os documentos obrigatorios e os opcionais, qual e a taxa?
A mesma, U$ 1070,00 dolares.

Se eu mandar so os documentos obrigatorios e depois sabe la Deus quando, quiser mandar os opcionais, qual sera a taxa de tudo?
U$ 1070,00 dolares para os obrigatorios + U$380 dolares para o I-765 + U$ 445 dolares para o I-131. Faca as contas!

Mass, como e montado o pacote?
O que devo colocar dentro dele?


PASTA 1 – Form I-485 Application for Adjustment of Status
  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formulario


  • 1. Pagamento no valor de $1,070.00 – O meu foi em dindin porque o Ryan nao trabalha com cheque
    2. Form I-485, assinado por mim.
    3. Cópia do meu Passporte – Primeira página, página biográfica e página seguinte
    4. Cópia do meu Visto K1
    5. Cópia do Notice of Approval (NOA2) da minha petição I-129f (frente e verso)
    6. Cópia do meu Form I-94 (frente e verso)
    7. Cópia da minha certidão de nascimento ( tradução para o Inglês feita por um tradutor certificado) Tem que estar traduzido para o ingles!!!
    8. Cópia da Marriage Certificate
    9. Duas fotos tamanho Passaporte, coloridas, com meu nome completo e Alien Number escritos de lápis atrás (Como saber o meu Alien Number ou A#? Ele esta no seu NOA2. Veja aqui.)
    10. Form G-325A  assinados por mim

  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formulario


  • 11. Form DS-3025, chamado Vaccination Documentation Worksheet (de acordo com o item 8 das instruções do laudo médico, quem tem visto K1 que precisou fazer o exame no Brasil num período inferior a um ano só precisa enviar este suplemento com as vacinas) Coloquei copia, nao a original.

    PASTA 2 – Form I-864 Affidavit of Support
  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formilario


  • Declaração de suporte financeiro do cidadão americano, no caso o meu marido Ryan e demais documentos (estes documentos dependem de cada caso, o que eu mandei não é padrão para todo mundo):

    12. Form I-864 – assinado pelo Ryan
    13. Carta de confirmação do emprego assinada pelo chefe do Ryan (confirmando que trabalha lá em tal posição, fazendo tal coisa, desde tal data)
    14. Form W2 – Ano 2008, 2009 e 2010
    15. Form 1040 (ano 2008, 2009 e 2010) e demais documentos (Imposto de Renda Americano)
    16. Contra-cheques do Ryan (os últimos 6 meses)
    17. Cópia da página biográfica do passaporte do Ryan
    18. Cópia do Visto do Ryan para o Brasil
    19. Cópia da certidão de nascimento do Ryan


    PASTA 3 - Application for Employment Authorization

  • Veja aqui exemplos preenchidos deste formulario


  • Form I-765 (Application for Employment Authorization, ou seja, autorização para ser empregado nos Estados Unidos: você recebe a EAD, que significa Employment Authorization Document e é um cartão que permite voce trabalhar legalmente nos EUA)
    20. Form I-765 assinado por mim
    21. Cópia do meu Passporte – Primeira página, página biográfica e página seguinte
    22. Cópia do meu Visto K1
    23. Duas fotos tamanho Passaporte, coloridas, com meu nome completo e Alien Number escritos de lápis atrás.

    Até aqui, tudo que eu coloquei é pedido nas instruções de preenchimento dos formulário. LEIAM AS INSTRUÇÕES QUEM VEM NOS FORMULÁRIOS, SEMPRE, VÁRIAS VEZES.

    Agora, os adicionais. Eles não pedem, mas eu resolvi mandar por vias das dúvidas. 

    PASTA 4 – Informação adicional

    1. Cópia da carta do Social Security Office falando que eu me cadastrei para receber um Social Security Number com meu nome de solteira. Observação: você só pode ter Social Security Number (teoricamente) se tem autorização para trabalhar aqui
    2. Cópia do comprovante do meu Social Security Number, feita alguns dias depois de solicitar o mesmo
    3. Cópia da carta do Social Security Office confirmando o envio do cartão do Social Security Number

    Junte todas estas pastas em uma so e voila! Decidi nao enviar o form I-131 porque nao pretendo sair dos EUA por agora, mas se esse for o caso de voces, e so envia-lo junto com o pacote.

    E para onde enviar?

    USCIS
    P.O. Box 805887
    Chicago, IL 60680-4120

    Agora e so cruzar os dedos e esperar... Espero que tenha ajudado muitas de voces. Qualquer novidade no processo eu volto aqui e conto tudo! Gostaria de fazer uma mencao ao blog da Fe, o TimTim-por-TimTim que me ajudou MUITO nesta etapa do processoe foi parte da minha fonte.

    Finalmente, fico por aqui,
    Beijao a todas e boa semana!
    =**

    

    14 comentários:

    POLLY disse...

    JOANA PELO AMOR DE DEUS DEPOIS DE TODA AGONIA DO VISTO,DA NOSSA LONGA ESPERA AINDA VEM ISSO TUDO???QUE PAÍS HEM...

    Anônimo disse...

    oooooooooo Senhor! mas que papelada, hein??? a facada eu já sabia, mas a papelada.... oh well.... vou passar por isso daqui 1 ano se Deus quiser!!!
    hahaha
    já vou arquivar esse post pra me ajudar!!

    Obrigada, Jo!

    bjos

    Tacia disse...

    Jo!!! Parabens o post estah super completo, perfeito! E isso aih querida, ainda bem que depois disso vamos tirar 2 anos de descanso com a imigracao, neh? Beijos!

    Ninny disse...

    Joana do céu quase entrei em colapso agora hahahahaha!Quanta papelada,vixi mae :O
    Espero conseguir dar conta de tudo isso, não to afim de gastar nenhum tiquinho de money com advogado mais,ja gastamos muito.Se Deus quizer me casarei em Dezembro,e logo depois entraremos com AOS,espero que meu filho seja incluso ao meu processo e que nao seja necessário duas taxa,ja penso o gasto?estamos cheio de divida,mas deus a de nos amparar com sempre ha feito!Boa sorte nessa nova etapa,adorei o post e vou seguir sua lista com certeza,e nos mantem atualizada minerinha!Grande beijo fica com Deus

    Monique disse...

    OI Jo e a gente inocentemente achando que a tortura acaba com a entrevista do k1, bobagem né?!
    Beijinhos

    Aline Souza disse...

    Ehhh Jo, mais uma fase completa, agora só aguardar a entrevista!! E continuemos nessa nossa jornada de expatriadas ;)
    Bjusss

    Gisley Scott disse...

    Menina é isso aí vc falou tudo, é documento que não acaba mais! No meu processo foi assim tb. Olha deixa eu te falar. A pessoa pode aplicar pro AOS mais tarde mas ela precisa casar antes que o visto dela expire, ou seja, dentro dos 90 dias.

    Tivemos que dar uma parada no processo por 6 meses por causa da income do meu esposo.Os lawyers disseram que nós poderíamos continuar se tivermos um co-sponsor.Eu não quis pq vc fica devendo ao povo pro resto da vida né? Então esperamos os 6 meses, meu esposo pegou uma vaga de gerente e aí sim aplicamos e não tivemos problema de income.

    Bjos!

    Rebeca disse...

    Oi Joana!
    Acabei de descobrir teu blog! :)
    Fiquei com duvida no item 11:
    Form DS-3025, chamado Vaccination Documentation Worksheet.
    N sei se tenho isso! Como faco p conseguir o DS- 3025? Como provo que tenho as vacinas em dia?

    Obg!

    Beijao!

    Renata disse...

    Sou nova por aqui e achei o seu blog!
    Super completo com as informações! Adorei!

    Beijos!

    Fanny disse...

    Oie! Primeira vez no seu blog, gostei! O meu é o http://k1forfanny.blogspot.com

    Anônimo disse...

    Ola Joana,
    Como vc esta?? Espero que estejas bem!!
    Preciso falar com vc! Um assunto muito importante para mim. Por favor, me envie um email no carolinajhs@yahoo.com.br
    Aguardo o seu contato. Bjosss.

    Irani disse...

    Oi Joana. Também tenho um K1 aprovado e estou indo para os EUA em breve. Gostei muito do seu blog e gostaria de te fazer uma pergunta. Pelo que eu entendi quando vc se casou vc mudou de nome, então o seu green card virá com o seu nome de casada né?? e vc tem que mudar o seu passaporte também?? tem que pedir um novo por causa do novo nome??
    Muito obrigada.
    Bjs.

    Unknown disse...

    If you are married to a U.S. citizen, there is no waiting period or quota to delay your entry into the United States. You will be subject to the usual time period it takes to process your paperwork and for the government to make sure you are not excludable for any reason, such as criminal past or health problems. adjustment of status

    Unknown disse...

    If you are already engaged or married to a U.S. citizen or permanent resident, immigrating based on this marriage is likely to be your best bet. The eligibility criteria are reasonably straightforward and the waiting periods are generally better, or at least no worse, than for most other types of visas. adjustment of status