quarta-feira, 27 de abril de 2011

Madrasta aos 23!

Você conhece o homem da sua vida, começa a namorar, casa e resolve morar com ele. Simples? Acrescente aí no pacote uma filha adolescente! Pois é meninas, este é o meu drama!

Não quero que me julguem ou me interpretem mal, eu AMO bebes, crianças, adolescentes, adultos e velhinhos (estou formando agora, em Julho de 2011 em Pedagogia pela UEMG), o fato é que na teoria e uma coisa, já na pratica...

O lado bom da coisa: ela e muito carinhosa comigo, assim como eu sou com ela, acho realmente que já tenho o seu coração pois amamos fazer planos juntas e nos divertimos muito brincando com jogos online. (Quero ensiná-la futebol, capoeira – detalhe, nem eu sei ainda – peteca, amarelinha, corda... Sei que nas escolas americanas não tem isso porque este ano recebi uma aluna americana que não sabia pular corda nem brincar de amarelinha! Ps: Absurdo! Ela disse que os professores não brincam com os alunos! Bem se vê porque os Americanos são tão sérios...)

Sinto que essa construção de afetividade e boa tanto para mim quanto para ela para o nosso presente e futuro relacionamento juntas. Ser mais jovem ajuda bastante também! Como trabalho com crianças e adolescentes na escola, ADORO correr, brincar e inventar brincadeiras, valorizo muito quando recebo o amor de uma criança de volta! E uma das coisas mais lindas do mundo, isso porque a criança e verdadeira e não tem a obrigação nenhuma de gostar de você, antão quando ela demonstra, e porque ela realmente gosta.

O lado não tão bom assim: nem tudo são flores, e difícil conciliar os sonhos para mim que ainda não fui mãe com os sonhos de quem já e pai. Sei que terei que abdicar de muita coisa em função do coletivo. Inclusive da intimidade no nosso cantinho. E difícil também não ficar dando “pitaco” na educação dela. Eu me mordo mais não falo um “A”. Acho que a educação dela deve ser dada pelo pai e pela mãe dela. Com jeitinho vou tentando mostrá-la o que é legal e o que não é tão bom assim no âmbito de tentar ser sua aliada, sua amiga, porque pai e mãe podam, eu agrado e aí está uma das vantagens de ser madrasta: viver os prazeres maternais, se emocionar com as descobertas, porém sem a responsabilidade de mãe.


Ai que medo! So para assustar viu? Serei uma madrastra boa!
 Serei uma BOAdrastra! Hohohoho...
Cabe a mim ter jogo de cintura para aprender a sacar quando é melhor sair de cena. Me desejem sorte meninas, lá vou eu!


Antecipadamente, Feliz dia das Mães a todas a mamães a as futuras mamães... Em especial para a minha que eu
AMO muito!

13 comentários:

Tacia disse...

Joana, menina! Adorei o seu post, o jeito como você escreveu. Wow, se todas as madastras fosse igual a você, todos os enteados seriam felizes, haha...
Que bom que você tem uma visão assim, isso é muito bom. Ter um relacionamento bom com a garota é essencial. Parabéns pelo seu amadurecimento.
Beijo, Tacia

Joana, disse...

Obrigada Florzinha,

Ai, fiquei timida agora..

Van disse...

Oi Jo,

Achei lindo o que escreveu e como está se posicionando. Você está fazendo tudo dá melhor maneira possível. Que bom que ela já gosta de você e isso já é ótimo. Ela vai amar quando tu ensinar todas as coisas que você pretende para ela. Quando fui Au pair as brincadeiras brasileiras e as músicas fizeram sucesso e eles amaram. E com certeza ela ficará muito feliz com tudo.

Boa sorte Jo,

Beijos,

Van

Nani disse...

Oi Joana!!! Menina, que lindo o que voce escreveu. Olha, voce deu sorte entao de ela jah gostar de voce e jah ir se acostumando com voce. Nem toda crianca aqui eh assim. Eh dificil mesmo entrar num casa onde a crianca eh criada de um jeito diferente do jeito que somos acostumadas a ver. Quando fui au pair foi dificil porque eu tinha que educar, cuidar e disciplinar mas nao tinha todos os poderes que os pais tinham, entao era sempre uma contradicao, que no final a gente acaba aprendendo a lidar e trabalhar em conjunto. Nao precisa disciplina-la, mas eh preciso que ela e seu marido tb que a casa tb serah sua a partir do momento que voce entrar lah e que terah certas coisas que voce terah de impor. Senao vira a casa da sogra. No comeco primeiro eh bom avaliar primeiro como ele lida com a educacao dela. Como ele e ela agem. As vezes voce nao terah problema nenhum. Conheco pais americanos que ensinam os filhos muito bem, e as criancas sao super comportadas (casos raros mas existem haha).

Quanto as brincadeiras, existe sim pular corda e amarelinha por aqui, quando fui ensinar minhas criancas elas jah sabiam e melhor do que eu que jah nao brincava ha anos, haha. Acho que depende da escola que ela estuda. Eu acho que voce serah uma otima step-mother.

Ah, esqueci de dizer que respondi o comentario da agua lah no comentario do post mesmo. Caso alguem que tenha a mesma duvida possa ver.
Beijo Grande!
Beij

Ninny disse...

Joana,assim como todas as outras adorei sua posicao a respeito do assunto nada muito agradavel,porem superavel néh!
Bom nessa historia amiga,eu estou dos dois lados da corda,tanto como madastra,como mae de um menino que terá padastro hehehehe, então qualquer puxão de orelha que dê em mim,dou nele tbm Ué(hahahaha).
Porém tenho uma leve vantagem sobre isso, a filha do meu noivo não mora nos USA,mas sim no Chile com a mãe(Olha q maravilha,a ex longe),no entanto os problemas ainda sim existem,pois assim como vc eu tenho uma visão ampla e consigo conciliar as coisas,exemplo;
Sendo mae,desejo que trate bem o meu filho,do mesmo modo tratarei a filha dele,com respeito ate mesmo carinho se houver oportunidade claro,o que eu acho bem dificil!
Entendo a proximidade da ex,devido o elo eterno entre os doi,a Filha!
Já o meu noivex não entende muito,é bastante ciumento e fica triste quando falo nao especificamente com o pai do meu filho,mas qualquer pessoa que tenha uma ligação direta ou indireta com a familia do meu ex!
cobro muito da atencao da filha dele,pois acho injusto e gostaria que o pai do meu filho fizesse o mesmo!Entao sempre eu pergunto,meio que o lembrando,ja ligou pra sua filha?Ela esta bem?
não tenho uma pitadinha de ciúmes,e acho muito infantil que tenha esse sentimento,pois são amores extremamente diferentes!
MAs Joana esta se saindo super bem continue assim :D.
Beijao flor

Ninny disse...

A,obrigado por Feliz Dias das Mães :B

Thabata disse...

Nao reclame rsrsr

Eu tenho 24 anos e tenhos tres enteados. Duas meninas 13 e 11, o menino tem 8.

O mais importante e que voces ja gostam uma da outra. Eu tenho uma relacao otima com os meus dois mais novos porem um pouco mais conturbada com a mais velha.

Nao que ela me desrespeite, muito pelo contrario. Saimos fazemos compras juntas,mas, no fundo mesmo ela tem ciumes de mim com o pai dela. Ha umas duas semanas atras ela gritou para a vizinhanca toda que desde que eu cheguei ela e o pai dela nao tem mais ficado juntos como antes. Obs.: Estavamos no processo para ficar com 50% da guarda das criancas e ela disse ao juiz que nao queria ficar com o pai dela. E isso tudo aconteceu antes de eu chegar.

Sobre a educacao voce mesmo sem querer vai colocar a sua cultura, pois na sua casa serao as suas regras.

No caso do meu marido, ele me pede ajuda na educacao (ele nao tem a minima nocao de disciplinar), para vc ter uma ideia quando cheguei aqui a casa tinha roupas espalhadas por todos os cantos da casa, ate no lustre do banheiro (sem exagero).

Ele ficava incomodado mas nao sabia como disciplinar. Em seis meses, as roupas ja nao sao mais problemas.

O filho dele que so tomava banho de mes em mes, sabe que toda vez que esta aqui tem que tomar ao menos um banho por dia. Sem brincadeiras quando cheguei, a cabeca do menino era caraca pura. O couro cabeludo era coberto de caraca.

Tambem fiz pedagogia no RJ.

Monique disse...

Oi Joana, que bonitinho o que voce escreveu, sabe é importante agente saber se colocar, mas sem se intrometer na criação das crianças, afinal não são nossos filhos né?! Acho bem legal voce entender e ter esse jogo de cintura, afinal já deve praticar bastante na profissão...rsrs
Beijinhos e boa sorte!!!

Aline Souza disse...

Olá Joana,

Gostei muito do seu post e da forma que vc está se posicionando ao entra em um relacionamento que inclui uma criança. Seu post mostrou uma maturidade, que com toda certeza, deve ser louvada!! Parabéns!!
Bjuss

Joana, disse...

Meninas,

Primeiramente obrigada a todas pelas palavras de carinho e pelas dicas. Considero todas voces como parte de uma familia (online)!

Agora vamos por partes,

Tacia - Obrigada pelo carinho, espero que a minha relacao com Jenica so cresca cada vez mais!

Van - estou muito anciosa para conhece-la pessoalmente e poder dividir um pouco da minha cultura com ela. Ja tinha me passado pela cabeca ser Au pair ha uns 4 anos atras, quando comecava meu curso de Pedagogia. Criancas sao otimas!

Nani - Espero que ela se sinta querida e amada na nossa casa (minha, dela e do Ryan). Concordo quando voce diz sobre as regras que serao diferentes nas duas casas dela (com a sua mae e comigo).
Sobre o comentario eu vi la sim! Obrigada pela resposta!

Aline e Antonio - Voce mais do que ninguem sabe do que eu estou falando ne? Tens um filho maravilhoso e sera tambem madrastra de outros do relacionamento do seu noivo! Eu sinto na pele o fantasma da ex porque lido com isso de vez em quando, mais como voce mesmo disse e esta certissima, temos que lidar com estas situacoes e entender que sao amores diferentes.

Thabata - Acho que vamos trocar muitas figurinhas! Nao se assuste se eu for ao seu blog pedir uns conselhos! Que pena que a mais velha dele agiu desta forma, isso porque ela nao te conhecia ainda! aposto que hoje e relacao afetiva ja e muito maior e melhor! Boa sorte com as criancas, voce como Pedagoga se saira muito bem de algumas dificies situacoes!

Monique - Voce adivinhou! Faco isso quase todos os dias. A educacao dada em casa se reflete na sala de aula e nos estudos. Haja jogo de cintura!

Aline - Obrigada pelas palavras mais uma vez. Espero que seja um relacionamento saudavel para toda a familia! Quero construir muitas coisas boas junto a ela e ao Ryan.

Ninny disse...

Imagina flor,estamos aqui para isso,passar o que aprendemos e assim ajudando umas a outras!
Gostei,familia Online hehehehe!
Beijao!!!

Gisley Scott disse...

Se vc continuar assim não será madastra,nem boadastra, será fada madrinha!

Bjos

Caliane disse...

Nossa, difícil essa situação, mas você tem uma visão muito sábia: se esforçar muito para não dar pitaco na educação dela. Acho q vc vai ser uma ótima madrasta!!!