quinta-feira, 9 de junho de 2011

Queimaduras...

Ola meninas,

Primeiramente eu gostaria de me desculpar pela ausencia ou pelos comentarios tardios que fiz em muitos dos blogs que eu acompanho e gosto tanto. Resaltando um em especial (Tacia). Minha flor, me perdoa por nao ter comentado e/ou expressado a minha enorme e imensa felicidade por voce ter recebido a data da sua entrevista! Estou muitoooo feliz mesmo por voce! Minha felicidade so nao e completa porque nao vamos nos encontrar no dia da entrevista, mas nao se preocupe, estou mechendo os pauzinhos para que possamos nos ver em breve!

Enfim, o motivo da minha ausencia foi por causa do acidente que aconteceu com a minha mae. Ela teve queimaduras de 2 grau quando acidentalmente ela derramou oleo quente no deo pescoco, ombros e braco. Gracas a Deus nao foi nada tao grave que necessitasse se uma internacao, hoje ela passa bem, ja esta com os curativos e durmira em casa.

O acidente aconteceu ontem e por conta disso, nao tive tempo de dar as devidas e merecidas felicitacoes a minha amiga Tacia (me perdoa flor?)

O acidente foi mais ou menos assim:

- Minha mae escolhendo alguns vegetais e verduras na geladeira e selecionando-os para preparar o almoco, meu padrasto cortando a cebola e o alho do lado do fogao. Minha mae olha para a panela no fogo e diz -

Minha mae: Amor, tira a panela do fogo que vai queimar...
Meu padrastro: Hurum (continuando a cortar a cebola...)
Minha mae: Amor, a panela ta queimando, olha a fumaca!
Meu padrasto do lado do fugao, vira para a panela e responde: - Hurum...
Minha mae tomada pelo desespero de queimar suas panelas Tramontinas corre em direcao ao fogao e nao sabendo que meu padastro tinha colocado oleo na panela, tira a panela abruptamente (gastei meu portugues agora) do fogo, derramando no seu corpo o oleo que estava la dentro.

Detalhe: a panela estava saindo fumaca de tao quente!

Ela deixou a panela cair no chao (claro ne?) e foi  correndo para o banheiro colocar agua corrente na queimadura. Com o susto todo mundo foi ver o que aconteceu e com medo do pior, levamos ela correndo para o hospital (nessas horas que a gente percebe o quanto e importante ter plano de saude). Gracas ao plano, ela foi atendida bem rapido! Foram queimaduras de 2 grau!

Essa e a minha mae meninas! Um desespero que so vendo! Tudo tem que ser na hora dela! Agora ta la, tadinha, toda enfaixada parecendo uma mumia! E depois de tudo sabe o que ela disse? "ainda bem que nao foi no meu rostinho lindo..." olha a vaidade! O medico disse que talves necessitara de uma plastica, Deus ajude que nao, e que ela se recupere bem! No mais, vou aqui abaixo listar o que deve ser feito em caso de queimaduras (Nani e Aline me corrijam se eu estiver errada ou falando bobagem hein?)

  • Meninas, nunca, nunquinha passe nada para tentar aliviar a dor, NADA de manteiga, clara de ovos, pasta de dente, gelo ou outros remedinhos caseiros.
  • Para aliviar a dor coloque a queimadura em agua corrente ou faca compressas de agua para aliviar a ardencia e corra para o hospital
  • Nao tente tirar a roupa caso ela esteja grudada no ferimento
  • so o medico e capaz de avaliar a gravidade da queimadura
Como a minha mae e Agente de Saude, ela sabe de todas estas recomendacoes basicas em um primeiro socorro a queimaduras! Nao so sabe como fica dando dicas e colocando avisos por toda a casa!

Entao, desculpe-me mais uma vez Tacia!

Meninas, bom final de semana!

No proximo post colocarei as fotinhos do meu cha de panela (com a minha mae fantasiada de mumia)!

Beijo
=**

9 comentários:

Ninny disse...

Ai tadinha dela Joana :D Sei bem como é se queimar,o dor dos infernos hehehehehe
Nossa quando eu estava de 5 ou 6 meses nem me lembro bem,mas ja estava com um barrigao enorme,derrubei oléo na minha barriga,uiiiiiii!
foi assim tava eu aquecendo o oléo para fritar um zioão sabe,e pra nao espirar oleo no fogao da mamis levei a panela ate em cima da pia, e sem nocao do meu espaco encostei minha panca na panela que virou em cima da mesma,gritei,gritei tanto e sai pulando serio doeu muito fora o susto.
Dai vc nao sabe que minha doce maezina fez :? Jogou coloral sabe aquele pó que usamos para colorir o alimento deixando vermelho,é esse ai,sei la de onde ela tirou isso.Meu Deus aquilo nao saia,ardia muito,dai ela jogo pó café,e eu ainda pulando feito galinha destroncada.
Bom dai a irmã do pai do meu filho é enfermeira e fui na casa dela,e ela colocou gelo,mais ja tinha subido as megas bolhas na minha barriga,e uma enorme dentro do umbigo,nossa é pra tomar banho ,genteeeeee como duia...mas eu chorava tanto com medo de meu bebe ficar com sinal,mas gracas a Deus nao tem nada!Ficou horrivel,despelou tudo,lembro que tinha um ultrasson para fazer,mas tive que esperar um mes,pois nao dava com a barriga toda machucada,o que ajudou bastante foi uma pomadinha de nenem pra assadura que é Bepantol.Tenho a mancha ate hoje!
melhoras pra sua maezinha,tadinha :D

Monique disse...

Oh JOana, tadinha da sua mãe, mas ainda bem que souberam administrar pra amenizar a ferida. Minha irma se queimou feio com 2 anos, puxou uma panela com água fervendo do fogão e minha mae de costas não viu, criança é fogo nao da pra tirar os olhos por 1 minutos, ela teve que fazer 2 plásticas, mas hoje ta tudo bem e ninguem nem percebe nada. Melhoras pra sua mae e tomara que nao precise de cirurgia.
Beijinhos

Tacia disse...

Joanaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu não estou entendo pq vc pedou tantas desculpas, linda!!!!!!!!!!!!!! Imagina!!! Pelo amor, não me peça me desculpas de novo, ou eu vou no dia 26 no Rio te encontrar para te dar umas palmadinhas, hihi! Heyyyyyyyy!!! Se vc vire pra SP me avisa! =)

Coitada da sua mãe! Deve ter doído muito! Esses dias eu queimei meu dedo, e como doeu, me incodou o dia interio, e só uma queimadurazinha. Cuida bem dela, e graças a Deus vcs tem plano de saúde, nem quero imaginar sua mãezinha num hospital público. Vou orar por ela!

Fica bem, tá? E pára de pedir desculpas! Ah, e obrigada pelo carinho! :)
beijinhos, beijinhos!
Tacia =)

Caliane disse...

Nossa, Joana, que horrível! queimadura dói demais, se um dedinho só dói muito, quem dirá em grandes extensões! Mas que bom q não foi no rosto, vc disse bem!
Peço q Deus que sua mãe não precise de plástica e continue linda! que Ele guarde vcs do mal!

Nani disse...

Nosssaaa Joana, tadinha da sua mae. menina dor de queimadura eh a pior que existe, porque doi constantemente. Que grave. Eu jah fiz muito disso. Mas gracas a Deus nunca chegou a ser tao grave. Eu soh pro em me queimar. Jah tentei pegar ferro quente quando caiu da mesa, jah peguei travessa quente achando que tava fria... aff.
Espero tambem que ela nao precise fazer nenhuma plastica.
Obrigada por me citar, haha, mas eu ainda nao entendo nada dessas coisas, Jo. Eu sou super sem nocao do que fazer e nao fazer. Obrigada por ter colocado as dicas aqui.

Quando ao melhor plano de saude, eh dificil porque sao varias empresas, e cada empresa tem varios tipos de plano. Eu fiz um post jah explicando mais ou menos como funciona. E pra cada Estado tb tem planos diferentes. Entao quando voce chegar provavelmente seu marido ira te adicionar no plano de saude dele atraves da empresa que ele trabalha (se ele tiver porque tem empresa que nao da). Se este for o caso voce nao pode ficar escolhendo qual plano quer, serah o que a empresa te dar. Mas se for comprar um proprio, eu te ajudo depois mais ou menos (no que eu puder) a ter uma nocao de como escolher. Mas aih terah de ser por telefone, ou skype ou algo assim. Escrevendo eh muito complicado.

Beijinhosss

disse...

Coitada da sua mãe. Nossa, sinto muito mesmo! Deve ser uma dor horrível. Mande melhoras para ela e que ela se recupere rápido e que não precise de cirurgia. Vamos esperar pelo melhor (e orar por ele). Beijo

Van disse...

Oi Jo,

Nossa que coisa séria, imagina a dor, queimadura doi muito. Graças a Deus ela foi bem atendida e agora esta tomando as providências necessárias. Eu estou torcendo para que ela não precise de plástica, e se recupere logo logo.

Melhoras para a sua mãe.

Beijos,

Van

Thabata disse...

Menina, sou como a sua mae um desespero que so... Sempre me queimo, fiz ate um post la no meu blog um tempo atras pois me queimei fazendo feijao. Meu primeiro feijao aqui dos EUA hahaha

Mas, espero que esteja tudp bem com a mamis. Uma coisa tem de bom, pelo menos ela se queimou no inverno, assim alivia um pouco mais ( nao muito eu sei) se voce no verao acho que seria pior, olha eu tentando ver lado positivo onde nao existe rsrsrs

Espero que a sua entrevista chegue logo!

Aline Souza disse...

Nossa Joana, que susto que deve ter sido com a sua mãe!! Qndo eu tinha uns 11 anos de idade, estourei uma panela de pressão qndo meus pais não estava em casa, fritei minha perna e meu peito, a dor foi tremenda, graças a Deus não precisei fazer plástica, mas fiquei um bom tempo enfaixada e hj tenho umas pequenas cicatrizes para me lembrar da burrada rsrs. Que ótimo que sua mãe agiu bem consciente e foi direto ao hospital, vc não falou nenhuma besteira não. Já vi casos de queimados que colocaram pasta de dente, que exposta ao ambiente endurece criando uma camada na queimadura, que deve ser raspada com uma esponja depois para poder de fato tratar a queimadura, ou seja, a dor que já era insuportável fica pior ainda e a pasta de dente não resolveu nada. Espero que sua mão melhore rápido e não precise de cirurgia!!
Bjuss