segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aventuras na cozinha!

Meninas,

Eu não sei se já comentei aqui com vocês, mas eu tenho uma QUEDONA por temperos, panelas e pelo fogão! Hahahahaha, sério! AMO cozinhar e acho que esta paixão veio um pouco do meu pai.

Aqui em casa, eu digo que somos uma família do avesso porque quem cuidava da cozinha sempre foi o meu pai! Ele amava cozinhar e não se contentava com a receita pronta não, tinha que incrementar, colocar o seu toque especial, mudar toda a receita ou criar uma nova! E se você acha que eu não gostava de ser cobaia das suas experiências malucas na cozinha, vocês estão completamente enganados! Eu adorava, na verdade eu amava porque tudo ficava muito gostoso! Eu me orgulhava de ser sua ajudante! A opinião dele quando era eu que cozinhava, valia para mim muito mais do que um A nas notas bimestrais!

Aqui em casa, quem está sempre conectada na internet ou na TV a cabo em busca de novidades sou euzinha aqui porque se depender das minhas duas irmãs eu iria morrer de fome (tenho pena dos meus futuros cunhados) hehehehe... Eu adoro mesmo me aventurar em novos pratos (novas experiencias)  novos tipos de receitas, novos temperos. Entretanto, o que vale mais do que uma boa receita feita com amor, é ver as pessoas se deliciando com o prato! Quando não repetem, eu volto lá na cozinha e mudo tudo, para mim, se gostou tem que repetir, ser guloso mesmo, sem culpa! Aí que eu fico mais feliz e mais entusiasmada para cozinhar! Cozinha comigo é algo completo! Faço o prato, a sobremesa a decoração do prato, poque como o meu pai dizia: "primeiramente comemos com os olhos!" então eu não dispenso nunca uma boa apresentação, por mais simples que seja o que estou cozinhando.

Enfim, como disse e repeti muitas vezes, eu AMO mesmo cozinhar, massss...

Mas eu sou de lua e não serviria para ser uma chef em potencial porque eu sou muito imprevisível e ODEIO cozinhar todos os dias. Pensar em um cardápio diferente todos os dias me dá até dor de cabeça. Eu sou daquelas que, para poder cozinhar, tenho que acordar de bom humor e inspirada! E isso não acontece todo dia não, mas foi o que aconteceu nesse final de semana!

Lá foi eu toda feliz fazer uma COSTELA À AMERICANA COM MOLHO BARBECUE acompanhado de CEBOLAS CROCANTES (aquela lá daquele restaurante australiano famoso), ARROZ COM BROCOLIS, FRITAS (para quem não gosta de cebola) e uma super SALADA! De sobremesa MANJAR DE COCO COM AMEIXAS!

 E hoje eu vim aqui postar sobre a minha aventura na cozinha com esse Manjar dos Desus que é super fácil de fazer e fica uma delícia. Nem preciso dizer que nem sobrou para o jantar né? Receita aprovada (todos comeram mais de 2 vezes) sucesso total, receita da vovó! Os gastos ficam em torno de RS8,00 reais (tirado o Amido de milho que a gente costuma ter em casa né?) E como eu acredito que o que é bom deve ser compatilhado aqui vai a receitinha...

Manjar Branco de Coco e Ameixas

Ingredientes
  • 1 litro de leite   (se tiver de regime, pode ser o desnatado viu?)
  • 6 colheres cheias de sopa de Amido de Milho   (MAIZENA ou outro de sua preferência)
  • 1 vidrinho de leite de coco -100ml-   (pode ser desnatado também)
  • 1 pacotinho de coco ralado -100 gramas-   (pode ser o adoçado ou o sem açucar)
  • 2 copos americanos de açucar - 500 gramas-   (pode usar adoçante, mas eu nem tenho noção de quantas gotas, coloque ate ficar docinho
  • 1 lata de Ameixas em calda (se não gostar de ameixa, coloque pêssego, abacaxi ou a fruta que você mais gostar em calda (o caldinho vai deixar o doce mais molhadinho. Ameixa combina muito com coco)
Preparo

Dissolva o amido de milho em u copo de leite (use um pouco do 1 litro de leite para fazer isso) para que não empelote na panela. Depois de dissolver as 6 colheres, coloque em fogo baixo o leite, o amido dissolvido no leite, o leite de coco, o coco ralado e o acuçar mexendo SEMPRE sem parar (porque empelota se parar de mecher). Mexa tudo até a sua mão doer! Hahahaha... Bricadeiras a parte mexa até ficar um ceme homonênio e bem consistente até você poder tirar a colher da panela e o doce demorar a descer da colher (uns 30 min), fica um mingau (nessa hora ficara difícil de mecher na panela, você precisará usar o seu muque de levantamento de garfo!)

Depois disso você írá colocar esse mingau consistente em uma vasilha que tenha de preferencia um buraco no meio (se não tiver pode ser uma que ficará bonita ao desenformar. A vasilha deverá estar úmida (borrifada por agua) que fará com o mingau não grude. Você deverá colocar a vasilha na geladeira e esperar gelar (umas 2 horas).

Para desenformar, você deve abrir uma fresta no lado do manjar e colocar nessa frestinha uma colherzinha de sopa de agua (parece que não vai dar certo mais dá viu?) Essa agua não vai penetrar no doce, mas vai ajudar a desenforma-lo da vasilha. Coloque numa travessa bem bonita e decore com a calda e a fruta da sua escolha. Se você seguiu a receita direitinho vai ficar assim....

Fotos: Arquivo pessoal 10/07/2011


Fotos: Arquivo pessoal 10/07/2011

Fotos: Arquivo pessoal 10/07/2011
Não babem no computador meninas! Vão pegar um guardanapo! Hahahaha...

8 comentários:

Van disse...

Jo,

Ual fiquei com água na boca, parece ser muito bom. E que lindo a apresentação deste prato, um luxo hehe. Prendada você heim. Eu amei, assim que der vou tentar fazer e seguir a sua recita passo a passo.

Beijos

Tacia disse...

Nossa, que delícia! Vc é boa na cozinha mesmo, Jô!! Que legal!!! Eu gosto de cozinhar, mas ainda preciso aprender muito! Hihhi...O Ryan também adora cozinhar, nós já cozinhamos juntos várias vezes para públicos grandes, e a gente se dá muito bem na cozinha, a gente nem briga! Hahahaha.....
Seu Ryan tem sorte, hein? ter uma esposa tão prendada!:)

Beijinhos,
Tacia

Anônimo disse...

Olá Joana!
mmmmmm que delícia essa receita!!! quero fazer hoooje!!

Sou nova na área! hehee Acho seu blog muito legal!! Tô me preparando pra iniciar o K1 e sempre venho aqui dar uma espiada.
Muito chato sua irmã não ter conseguido o visto... quem sabe no futuro.. tbém já tive negado e consegui depois. Boa sorte na entrevistaaaa!!!

bjos =)
Claudia
http://k1andallthatjazz.blogspot.com/

Caliane disse...

Sua postagem sobre comida me influenciou a postar sobre comida tb rsrsrs. Esse manjar tava com uma cara bem bonita! quando eu comecei a cozinhar pra casa eu ficava cansada em ficar pensando em menus, mas hj em dia isso se tornou algo muito fácil. Mas a verdade é q o bom mesmo é cozinhar pra família e os amigos em eventos especiais, né!!

Monique disse...

Hummmm....essas fotos deram uma vontade de comer....rs. Eu sou o contrário de você, odeio cozinha, não tem dia nenhum na vida que eu acordo inspirada pra isso, mas quem sabe mude né?! E o amado que vai gostar dessas inspirações todas...rs.
Beijinhos

disse...

Tá parecendo delicioso! Agora, fiquei com super vontade comer doce.
Mesmo eu não tendo muito talento para cozinha, vou tentar fazer esse Manjar um dia. Tomara que fique com a mesma aparência (e gosto) que o seu ;)
Beijo

Aline Souza disse...

Jo, que talento menina!!! Eu não gosto de manjar, mas tenho certeza que todo mundo adorou, achei que ficou de encher os olhos!! Sou como vc, gosto de inventar na cozinha, aliás, este é meu martírio de cozinhar, pq n consigo fazer a mesma comida diriamente, tenho q esta sempre inventando, e com a vida corrida isso acaba sendo um desafio, e uma frustração!! Oh, compartilha mais receitas com a gente que eu agradeço ;) Bjusss

Gisley Scott disse...

Ai que fome :)!!!

Para quem gosta de cozinhar de lua, vc está indo muito bem, viu moça?

Parabéns, o look ficou ótimo!

Bjos