quinta-feira, 28 de julho de 2011

A entrevista (tim-tim pot tim-tim)


Então meninas, como prometido estou aqui para contar tim-tim por tim-tim da minha entrevista que aconteceu ontem 26/07/2011 no Consulado Americano no Rio de Janeiro. Senta que lá vem história!

Na madrugada do dia 25 para o dia 26 eu nem consegui dormir direito. Era tanta ansiedade que toda hora eu acordava apara dar uma checada no telefone (estava acreditando que o telefone despertaria na hora errada ou nem mesmo despertaria e por conta disso - nervosismo puro - nem durmi direito!). Pois bem, passei a noite praticamente em claro matutando as perguntas, os documentos as provas de relacionamento...
 
As 5:30eu não agunetei mais ficar na cama e levantei, fui tomar um banho e colocar a roupa que estava já separada. Saí do hotel as 6:20, caminhando até o consulado (o que não durou mais de 7 minutos). Cheguei lá as 6:27 e lá na fila tinha apenas 2 pessoas na minha frente. Como a Thataba, a Cali e a Monique me mostram onde era a fila das noivas, assim, não peguei a fila de imigrantes (que é em outra portaria e modesta a parte, já estava imensa logo pela manhã). Na fila, atrás de mim, por pura sorte do destino encontrei Érika, uma noiva muito simpática da qual havia conversado anteriormente com o seu noivo americano pelo Visajorney. E alguns minutos depois, lá estava a Olívia procurando por uma Joana na fila, Hahahahaha... Ficamos conversando até a hora de entrar no consulado.

Por volta das 7 horas uma moça muito simpática passou conferindo as fotos. Os R$ 20,00 reais que eu gastei aqui em BH para tirar 4 fotos diferentes (com o cabelo amarrado todo para trás e com as orelhas bem visíveis como eles pedem) não adiantou de nada, segundo ela minhas fotos estavam com sombras e por conta disso, deveria tirar outras fotos. Ela me entregou uma senha para que eu não perdesse o meu lugar na fila (guardem essa senha como se fosse a sua vida, e muuuuuuito importante) e lá fui eu e a Érika que também deve deve fotos negadas na loja de fotografias que ficava bem próxima ao consulado. Fomos as primeiras a chegar na loja e o funcionário logo perguntou:

Funcionário: -E para o consulado certo?
Joana: -Sim
Funcionário: -Tire os brincos e prenda o cabelo para trás.
Joana: -Ok

Nos duas fizemos os mesmos procedimentos e logo depois que eu e a Érika tiramos as nossas fotos e já estavamos no caixa para pagar, de repente aparecem atrás de nós umas 20 pessoas (que estavam fazendo entrevista para turismo, assim como outras noivas). Pagamos (R$10,00 por quatro fotos), pegamos as fotos e fomos para a portaria do consulado (entrada das noivas novamente). Os eletronicos sao proibidos e fora do consulado existem "guardadores ambulantes". Mesmo que você nao confie, nao há outra opcao, como minha mãe foi comigo, ela ficou com a olsa e os eletrônicos da Èrika que não precisou pagar nadinha Hehehehehe.... Chegando lá o guarda permitiu a nossa entrada.
Entrando no consulado, deparamos com uma porta detectora de metais e uma esteira de onde colocávamos os nossos pertences para passarem pela esteira de raio X. A guarda vestia uniforme de segurança americano (aquele azul que a gente vê nos filmes). Já me senti no clima Americano! Hahahaha...

Entrando no consulado fomos encaminhadas ao segundo andar do prédio onde aquela mesma moça que nos deu a senha lá fora, checava (na ordem da senha) a taxa do Citibank o Passaporte e o formulário eletrônico DS - 156. Nesta hora um casal que vinha de Recife foi reagendado para outra data em Agosto, pois não estavam com 2 CÓPIAS do formulário eletrônico. Uma pena né? Pois bem, após checar tudo ela nos dava um formulário para preencher com nossos dados e alguns dados do nossos respectivos noivos e algumas informações de contato no Rio de Janeiro (pediram endereço e telefone de onde estavamos hospedadas no Rio de Janeiro) e nos dava também uma folha com a ordem dos documentos (que não é a mesma que está no site)

A ordem da documentação (se eu não me engano) foi mais ou menos assim:
  1. Formulário de contato (esse formulário você ganhará lá no dia, a moça do consulado e que vai te dar,teve ser preenchido a LETRA DE FORMA). Ela fez lá na hora um terrorismo dizendo que não poderíamos errar porque ela não tinha formulário sobrando - pura mentira!!! - Tinha um saco chego desse formulário lá.
  2. Duas fotos 5x5 ou 5x7*
  3. Passaporte com até oito meses de validade
  4. Taxa de pagamento do visto no Citibank
  5. DS-230 Preenchida somente a Part I
  6. Duas cópias do DS-156 preenchido online com o código de barras (DUAS CÒPIAS preencidas ONLINE)
  7. DS-156 K
  8. DS-157
  9. Declaração sob Juramento*
  10. Certidão de Nascimento Original e uma cópia
  11. Atestados de Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública**
  12. Documentos de Responsabilidade Financeira do seu noivo(a) - I-134 + anexos***
  13. Laudo do Exame Médico (Envelope Lacrado)
 * A minha agora amiga Érika esqueceu esse formulário bem como a certidão de nascimento! Foi muita sorte eu ter levado cópias do formulário da declaração sob juramento extras, dei uma para ela, o que a salvou! A certidão de nascimento É NECESSÁRIA, mais se você se esqueceu não tem muito problema visto que a Érika recebeu o visto dela mesmo sem ter levado a Certidão de Nascimento.

**Sobre os atestados de antecedentes criminais, eles PODEM ser emitidos pelos sites. Não é necessário ir até a sede da polícia. E lembre que você deve levar um atestado da Polícia Federal e um da Secretaria de Segurança Pública dos quantos Estados você já residiu por mais de seis meses!

   
*** Esses anexos que eu levei são os tax return (imposto de renda), levei o do Ryan desde 2008 até o último 2010, carta de emprego dizendo quantas horas ele trabalha e se é full ou part job (período integral ou meio período), últimos 4 pay checks (últimos 4 contra-cheque), data que ele abriu a conta no banco,  e o bank statement (que consiste no que ele gastou e comprou de Janeiro de 2010 a Julho de 2011).
   
Além destes documentos, separamos mais uma pasta, com as provas de relacionamento. Levei um álbum de fotos, contas de telefone, e-mails trocados entre nós dois, passagens e reservas de hoteis.
Preferi assinar todos os documentos lá, pois não tinha certeza se teria que assinar na frente do Cônsul ou não. Depois de separar, assinar e organizar tudo na ordem pedida. Passamos pela mesma moça da senha para que ela reviste se realmente tudo está na ordem pedida na folha. Tudo ok, somos encaminhadas por uma pré-entevista em uma salinha fechada (alí outra moça revisará os documentos e ficará com parte de sua senha que é data em três vias). Essa moça da pré-entrevista e muito rude, grossa e sem educação, então não estranhem se ela tratar você mal como aconteceu comigo e com muitas das meninas.  

Nessa pre-entrevista ela revista a papelada mais uma vez e coloca algumas informações no computador. Não tirem o ducumento da ordem que a mocinha lá de fora revisou, ou você vai tomar uma bronca daquelas! Vocês acreditam que ela ficou reclamando com a Érika porque achou que ela estava mentindo quando viu que o nome de família do pai e da mãe dela era o mesmo? Helloooooo, alguem atualize essa moça que isso é super comum no Brasil o marido e a mulher terem o mesmo sobrenome!!!!! 
Pois bem, depois de todos as noivas passagem pela pre-entrevista onde todos os documentos são revisados mais uma vez e HORA DA ENTREVISTA! Isso já eram uma 10:20 da manhã quando o Cônsul começou a chamar. Nesse meio tempo ficamos todas lá sentadas trocando e-mails, telefone, informações, e planejando rodízios de pizza, viagens.... Hahahahaha....

O primeiro casal demorou uns 30 minutos lá dentro, eles eram a senha 171 (e a minha senha era 172). Sairam de lá com cara de poucos amigos e como a moça não queria papo com nunehma menina, ficamos todas apreensivas de ela tinha recebido a aprovação ou não. Fiquei com mais frio na barriga ainda! 

Depois de uns 5 minutos lá se foi a próxima senha 178 (ou seja, essa senha é a maior furada porque não e na ordem), uma moça entrou com 3 meninos, depois de 3 minutos, ela saiu de lá feliz e contente aprovada. Depois outra noiva (aprovada), e outra(aprovada) e outra(aprovada) e depois... Depois foi a minha vez! Me lembro de ter dado um pulo na cadeira, meu coração acelerar e eu começar a suar mais que o normal. A porta estava fechada, eu abri, entrei e esperei o Cônsul me pedir para sentar... O cônsul era americano e a minha entrevista foi feita toda em português. Ele se parecia muito com o Will.I.Am do Black Eyes Peas, de óculos com armações pretas. Ele já logo disse:

Cônsul: Vamos fazer um juramento ok? Levante sua mão direita e responda: Jura dizer a verdade nada mais que a verdade?
Joana: Sim
Cônsul: Vamos tirar as digitais ok?
Joana: Sim
*Foi agora que começou as perguntas!
Cônsul: Como conhecer seu noivo?
Joana: Conheci ele no site de relacionamento Okcupid, logo começamos a conversar, trocar, e-mail's, telefone e a nos comunicar cada vez mais frequentimente....
Cônsul: Hummm, mais e em Agosto 2007?
*Nessa hora eu me deu conta que o Consul demora uns 3 minutos de uma entrevista para outra porque ele leu a nossa história de relacionamento, aquela lá que a gente teve que escrever no formulário I -129F (como conheceu o seu noivo) pois na carta eu coloquei que tinhamos nos conhecido no site em Agosto de 2007.
Joana: Nos conhecemos em Agosto de 2007 pelo site, mais somente em 17 de Julho que nos vimos pela primeira vez.
Cônsul: Ahhh. Hummm, quando ver noivo primeira vez?
Joana: Nos vimos em 17 de julho de 2009 quando ele veio ao Brasil para me visitar e oficializar o noivado em 29 de Julho de 2009, seu último dia no Brasil.
Cônsul: Quantas vezes noivo vir a Brasil?
 Joana: Uma vez
Cônsul: Como cominica com noivo?
*Nessa hora eu tirei o bolo de mais de 300 folhas com e-mails, fotos, contas do skype, contas telefonicas, mensagens de texto e empurrei a papelada na direção no Cônsul.
Joana: Através de e-mails, telefone, skype e mensagens de texto. Eu imprimi alguns, o senhor quer dar uma olhada?
*Acho que nessa hora ele ficou meio assutada porque a papelada que eu coloquei na frente dele era gigante, um bolo de papéis! Hahahaha...
Cônsul: Não Obrigado!
*Neste momento ele começa a digitar no computador, digita, digita, digita. O silêncio me angustiava ainda mais, e depois de uns 2 minutos digitando ele diz:
Cônsul: Visto Concedido, encaminhe para os correios para pagar a taxa de entrega.
Joana: Obrigada!



Neste momento eu abri um sorrisão e saí toda feliz e contente da sala! Fui toda feliz e saltitante contar os detalhes para as meninas enquanto elas não eram chamadas! Estava em transe, no céu de tanta felicidade! Desci as escadas, paguei a taxa de entrega* (sedex 10 para BH  R$49,00 - nesta hora a moça do sedex fica com a segunda via da sua senha - e saí do prédio toda feliz já olhando para a minha mãe e dizendo, CONSEGUI MÃE!!! Uhuuuuuuuuuuu....)

*Vocês DEVEM PAGAR O CORREIO antes de sair do prédio, não saiam sem pagar porque você não conseguirá entrar de novo no consulado!

Foi assim gente, a entrevista em si foram uns 4 minutos se muito! No mais revisem tudo, não esqueçam dos formulários eletrônicos e a taxa do Citibank bem como o seu passaporte. Todas as meninas foram aprovadas antes de mim, então acho que se tudo estiver em ordem, não tem o que se preocupar mesmo! Enfim...

BOA SORTE para todas vocês!!!

Ps: Depois falarei do Hotel e mostrarei as fotos no post que farei sobre a tarde super divertida que tive com elas no Rio de Janeiro! Obrigada por tudo meninas!

Superrrrr beijo
=**


 

11 comentários:

Sandrinha disse...

Wow Joana foram 4 minutos então de anciedade e tortura kkkkkkk deu até um frio na barriga sabia graças a Deus que vc já esta livre hemm!! Boa sorte e felicidades.
Bom espero te encontrar um dia pessoalmente ok. Jacksonville Florida é meu destino se assim Deus permitir. Orarei por vcs!!!

Nani disse...

ai que legal Jo. Me lembrei do dia da minha entrevista para o visto de Au Pair. Lembro do nervosismo e da ansiedade que controlei forcadamente haha, e depois da felicidade e do alivio de ter conseguido. Aquele dia mudou minha vida. E este irah mudar a sua. Parabens linda. Felicidades!!!

Pipa disse...

Jo vc me fez voltar no tempo...
Estou muito feliz por você!!!!!

Caliane disse...

esse passo a passo é igual ao visto de turista! só a papelada é q é bem mais complicadahehe. Eu sabia q ia dar tudo certo!! parabéns!! agora nos vemos dia 4, evc vai curtir seu maridão!!!

Tacia disse...

Jô!! Adorei!!!!!!!!!! Li tudinho com muita atenção!! Nâo vejo a hora de chegar minha vez! :) Estou muito feliz por vc!! :D Beijinhos e parabéns!!!

Van disse...

Jo,

Parabéns para você!!!! Estava na torcida e sabia que tudo daria certo!!!! Agora sei o quanto esta feliz e aliviada ehehe, é como se tirassemos um peso de nossas costas, toda a preocupação e saudade hehe. Muito Feliz por ti Jo!!!! Beijos

Monique disse...

Jo parábens!!! Eu li tudo com super atenção porque quando for a minha já sei como me situar lá dentro e o que esperar...rs. Mas que bom que agora é a contagem regressiva pra o início de uma vida nova.
Beijinhos

Anônimo disse...

Guriaaa!! Que nervosoooo!! Meu Deus, que demais que deu tudo certo!!
Que Deus abençoe a união de vocês e que vc seja muito feliz!!

um bjão,
Claudia

Joana, disse...

Oi meninas!!!
OBRIGADA mesmo a todas pelas felicitacoes! Vamos la, respondendo uma a uma!

Sandrinha - Olha, o convite para ir la na Carolina do sul, Greenville esta feito hein? Pode deixar que assim que puder dou um pulinho la em Miami! a entrevista foi tensa, mas o aliviu... Ufa!!! Boa sorte para voce! Beijos!


Nani - E como vai mudar nossas vidas ne? Igual a voce tive que controlar a ansiedade. iquei super nervosa, mas deu tudo certo! Gracas a Deus! Beijoooo

Pipa - Se eu fiz voce se lembrar de bons momentos entao e super valido! Ja ja estarei ai! Super Beijoo!

Cali - Estou doida para curtir o maridao! Hehehehe, olha estou chegando ai hein? a gente pode almocar juntas, o que me diz?

Tacia - As oracoes agora sao para voce linda!!! Vai dar tudo certo! Documentos em dia, passaporte e taxa e nao tem erro!!! Boa sorte linda!!!

Van - Linda, super obrigada pela ajuda com a papelada! E um alivio mesmo! agora posso respirar tranquila Gracas a Deus! Agora e curtir a familia, arrumar as malas e ir ao encontro de beinhe!

Monique - Monique lindinha, olha, qualquer duvida nos formularios pode me mandar um e-mail que eu te respondo ta? Qualquer coisa mesmo!!! Vai dar tudo certo para voce viu? Beijoooo

Claudia - Foi tenso, mais agora respiro mais aliviada! Olha, qualquer duvida, se eu puder te ajudar viu? vai dar udo certo!!! Beijoo

Anônimo disse...

Nossa, to mega atrasada!! Mas o que vale é a intencao> PARABENSSSSSSS!!! EBAAAAa!!! Logo estarah em terras americanas tambem!! Um beijo enorme!
Paola

Berkana disse...

Uma vez que seu visto foi aprovado, quanto tempo demorou pra ele chegar na sua casa?